Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ: O PERCURSO DE ELABORAÇÃO

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Pôster (PO) / Poster Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O IFAP é regido pelos atos normativos, pela legislação federal e pelos seguintes instrumentos normativos: Estatuto; Regimento Geral; Resoluções do Conselho Superior; Atos da Reitoria. Dispõe o PDI, requisito imprescindível para reconhecimento e avaliação de seus cursos, de acordo com o Decreto nº 5.773, de 2006. O conteúdo mínimo do PDI está definido pelo artigo 16 deste decreto, e a partir do Fórum de Pró-Reitores de Desenvolvimento Institucional (FDI) foi apresentado o resultado das reflexões desse fórum instruindo todos os Institutos Federais na construção de seu instrumento de planejamento institucional. Conforme este decreto, a cada cinco anos, o Instituto Federal deverá elaborar um novo PDI. O Ifap por se constituir como autarquia federal com características específicas, tem a obrigatoriedade de também elaborar anualmente o seu Plano de Ação contendo as estratégias, as ações as metas para cada ano de vigência do PDI. O PDI, que é visto como um instrumento que subsidia e orienta as ações de Gestão da Instituição, baseado no planejamento institucional, foi elaborado para o exercício 2014-2018 do Ifap por várias Comissões constituídas para a construção deste documento, entre elas uma Comissão Central e outras doze Comissões Temáticas. Dentre as Comissões Temáticas, foi composta a Comissão do Projeto Pedagógico Institucional – PPI/PPP, objeto deste estudo. Diante da importância que o Projeto Político Pedagógico - PPP adquiriu para o IFAP nos últimos cinco anos, despertou-se o interesse científico em analisar o processo de elaboração do PPP do IFAP, identificando as práticas de formação das comissões, as concepções de democracia e participação dos autores envolvidos, verificando os instrumentos e meios utilizados na construção deste documento; Identificando as dificuldades na elaboração de um PPP dentro de um Instituto que tem quatro Câmpus. O objeto de estudo será descrito com todas as suas formas, meios, instrumentos, sujeitos, concepções envolvidas no processo de elaboração do PPP do IFAP. Em relação aos procedimentos metodológicos, está sendo realizada a pesquisa documental(PDI, Regulamentações, Pareceres, Portarias, Atas, etc..) e bibliográfica(livros, artigos, periódicos, internet, etc..), como forma de reunir dados importantes para o estudo da presente temática. Quanto à natureza dos dados, as características da pesquisa se enquadram em uma abordagem qualitativa, visto que todo o processo de elaboração, o percurso será descrito e analisado sob todos os aspectos eminentemente utilizados e percebidos. Nesta primeira etapa, busca-se estabelecer os sujeitos da pesquisa, definindo-os como autores deste processo. Na segunda etapa, através da narrativa, promover dentro das categorias de análise, o levantamento de concepções sobre democracia na elaboração, participação e planejamento referente ao processo supracitado. A etapa final deste estudo dar-se-á sobre os olhares das minuciosidades do processo, em relação a forma, meios, instrumentos utilizados nesta elaboração. Tais etapas são fundamentais para a análise do processo de elaboração do Projeto Pedagógico Institucional.

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