Ao observarmos a realidade das salas de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no país, deparamo-nos com um número elevado de alunos com grandes dificuldades de aprendizagem e desmotivados para os estudos. Para mudar tal visão, faz-se necessário a adoção de uma prática pedagógica dinâmica e provocadora, no sentido de instigar os alunos a capacidade de aprender de maneira significativa e prazerosa. Este trabalho objetivou avaliar o uso de um jogo educativo como facilitador do Ensino de Ciências Naturais dentro da EJA. O estudo foi realizado com 85 alunos das 7ª e 8ª séries de duas escolas públicas de Ensino Fundamental do município de Patos-PB, a EMEF Aristides Hamad Timene e a EMEF Monsenhor Manoel Vieira. Foi utilizado um “baralho” denominado “Conhecendo o Mundo da Reprodução e Conhecendo o Mundo dos Fenômenos Biológicos”, adaptado aos conteúdos do currículo escolar. No pré-teste aplicado, foi observado que alguns alunos apresentaram uma quantidade elevada de respostas certas na maioria das questões, percebendo-se que já existia uma fixação do conhecimento teórico. No pós-teste houve um aumento significativo em relação as respostas corretas. Após o jogo, os alunos também responderam no questionário pós-teste se o baralho educativo melhorou as aulas de Ciências. Observamos que 82% responderam sim e 13% responderam não. Comparando os testes realizados antes e depois da prática dos jogos, observa-se que, após a aplicação dos jogos, os participantes conseguiram assimilar os assuntos propostos, aumentando a quantidade de questões corretas no pós-teste.