A educação ambiental juntamente com a escola e com a família, é um dos veículos formativos mais importantes para o desenvolvimento de crianças e de adolescentes. Neste sentido, o trabalho tem o objetivo de identificar a concepção de educação ambiental e sua relação com prática pedagógica de docentes da área de ciências e matemática do ensino médio em escolas de um município paraibano. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, realizado com vinte professores de duas escolas públicas estaduais do município de Esperança/PB. As informações foram coletadas através de um questionário estruturado contendo questões acerca do perfil, percepção e conhecimento dos professores acerca da educação ambiental. No que se refere a discussão das questões ambientais, metade dos professores afirmou estar desenvolvendo projetos na área de educação ambiental. Porém, os resultados obtidos mostram que são poucos os docentes da área de ciências e matemática, que trabalham as questões ambientais de maneira interdisciplinar. Ao final, observou-se a necessidade de desenvolver uma visão globalizante, com vistas a trabalhar não só com conceitos, mas ações práticas, reflexivas e críticas acerca da educação ambiental.