Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: ELEMENTO PROPÍCIO PARA AQUISIÇÃO DOS ASPECTOS DISCURSIVOS DA LINGUAGEM

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LITERATURA INFANTIL, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
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      RESUMO\r\n
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      Este artigo traz a discussão sobre o potencial da literatura para constituição do sujeito e sua formação humanística, tendo na escrita à possibilidade de exercer a cidadania através do texto de opinião. Valoriza-se na experiência a escrita como propiciadora do letramento literário e promotora de práticas   alfabetizadoras, motivados pela literatura infantil e  mediação docente.  O trabalho se efetivou em dois momentos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa ação, realizada na turma do primeiro ano do ensino fundamental, de uma escola pública deste município. Constata-se nesse estudo que a literatura contribui sobremaneira para a constituição dos aspectos discursivos na alfabetização, uma vez que possibilita a aquisição do código escrito de forma lúdica, subjetiva e constituidora de auto expressão, a literatura configura-se como elemento motivador e imprescindível desse processo.\r\n
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      Este artigo traz a discussão sobre o potencial da literatura para constituição do sujeito e sua formação humanística, tendo na escrita à possibilidade de exercer a cidadania através do texto de opinião. Valoriza-se na experiência a escrita como propiciadora do letramento literário e promotora de práticas   alfabetizadoras, motivados pela literatura infantil e  mediação docente.  O trabalho se efetivou em dois momentos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa ação, realizada na turma do primeiro ano do ensino fundamental, de uma escola pública deste município. Constata-se nesse estudo que a literatura contribui sobremaneira para a constituição dos aspectos discursivos na alfabetização, uma vez que possibilita a aquisição do código escrito de forma lúdica, subjetiva e constituidora de auto expressão, a literatura configura-se como elemento motivador e imprescindível desse processo.\r\n
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO Este artigo traz a discussão sobre o potencial da literatura para constituição do sujeito e sua formação humanística, tendo na escrita à possibilidade de exercer a cidadania através do texto de opinião. Valoriza-se na experiência a escrita como propiciadora do letramento literário e promotora de práticas alfabetizadoras, motivados pela literatura infantil e mediação docente. O trabalho se efetivou em dois momentos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa ação, realizada na turma do primeiro ano do ensino fundamental, de uma escola pública deste município. Constata-se nesse estudo que a literatura contribui sobremaneira para a constituição dos aspectos discursivos na alfabetização, uma vez que possibilita a aquisição do código escrito de forma lúdica, subjetiva e constituidora de auto expressão, a literatura configura-se como elemento motivador e imprescindível desse processo. Palavras chaves: Alfabetização, Literatura infantil, Letramento literário.

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