PROJETO CÃES-GUIA DO IFC – CAMPUS CAMBORIÚ: PERFIL DAS FAMÍLIAS SOCIALIZADORAS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16816 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1612 "inscrito_id" => 8231 "titulo" => "PROJETO CÃES-GUIA DO IFC – CAMPUS CAMBORIÚ: PERFIL DAS FAMÍLIAS SOCIALIZADORAS" "resumo" => "Esta investigação trata do Projeto Cães-guia do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, onde o enfoque não é apenas o de treinar cães-guia para pessoas com deficiência visual, mas formar Treinadores e Instrutores de Cães-guia. O trabalho circunscreve-se à etapa de socialização do filhote, que permanece com uma Família Socializadora por cerca de quinze meses, levando-o a diversos lugares e tipos de situações a fim de que ele se acostume com os ambientes sociais e tenha assegurado seu bem-estar animal. O objetivo é o de identificar o perfil das famílias já envolvidas no Projeto Cães-guia. O levantamento dos dados foi realizado através de questionários aplicados junto aos socializadores, além de entrevistas complementares. Salienta-se que a relevância do tema está ligada a dados como o de que o número de pessoas com deficiência visual, no Brasil, chega a 6,5 milhões e o número de pessoas cegas é de 528 mil. Já o número de cães-guia não ultrapassa a 70. Como resultado da avaliação do perfil dos socializadores, que interfere diretamente na preparação dos cães, percebeu-se que há destaque para pessoas do sexo feminino, adultos, com nível escolar acima da média dos brasileiros, morando em casas localizadas nas cidades próximas ao Centro de Treinamento e com motivação ligada ao desejo de ajudar no trabalho de inclusão dos deficientes visuais ou por terem apego ao animais/cães." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CÃES-GUIA, FAMÍLIA SOCIALIZADORA, INSTRUTOR E TREINADOR DE CÃES-GUIA, PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID8231_07092015211323.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcia@ifc-camboriu.edu.b" "autor_ies" => "IFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16816 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1612 "inscrito_id" => 8231 "titulo" => "PROJETO CÃES-GUIA DO IFC – CAMPUS CAMBORIÚ: PERFIL DAS FAMÍLIAS SOCIALIZADORAS" "resumo" => "Esta investigação trata do Projeto Cães-guia do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, onde o enfoque não é apenas o de treinar cães-guia para pessoas com deficiência visual, mas formar Treinadores e Instrutores de Cães-guia. O trabalho circunscreve-se à etapa de socialização do filhote, que permanece com uma Família Socializadora por cerca de quinze meses, levando-o a diversos lugares e tipos de situações a fim de que ele se acostume com os ambientes sociais e tenha assegurado seu bem-estar animal. O objetivo é o de identificar o perfil das famílias já envolvidas no Projeto Cães-guia. O levantamento dos dados foi realizado através de questionários aplicados junto aos socializadores, além de entrevistas complementares. Salienta-se que a relevância do tema está ligada a dados como o de que o número de pessoas com deficiência visual, no Brasil, chega a 6,5 milhões e o número de pessoas cegas é de 528 mil. Já o número de cães-guia não ultrapassa a 70. Como resultado da avaliação do perfil dos socializadores, que interfere diretamente na preparação dos cães, percebeu-se que há destaque para pessoas do sexo feminino, adultos, com nível escolar acima da média dos brasileiros, morando em casas localizadas nas cidades próximas ao Centro de Treinamento e com motivação ligada ao desejo de ajudar no trabalho de inclusão dos deficientes visuais ou por terem apego ao animais/cães." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CÃES-GUIA, FAMÍLIA SOCIALIZADORA, INSTRUTOR E TREINADOR DE CÃES-GUIA, PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID8231_07092015211323.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcia@ifc-camboriu.edu.b" "autor_ies" => "IFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }