Este trabalho tem por objetivo geral: investigar, com base na perspectiva histórico-cultural, o impacto que a brincadeira como estratégia pedagógica empregada no processo de instrução formal nos anos iniciais da Educação Infantil provoca na aquisição de língua estrangeira. Para isso, exploramos no referencial teórico algumas teorias a respeito da aquisição da língua materna e da língua estrangeira, com ênfase nos estudos sobre interação social, formação de conceitos e assimilação de língua estrangeira. Em seguida, discutimos as estratégias pedagógicas em articulação com o estudo sobre a brincadeira no desenvolvimento infantil. Esta pesquisa é um relato de experiência, em que apresentamos situações e experiências vivenciadas no ambiente escolar. Investigamos duas turmas de séries iniciais da Educação Infantil, analisando a interação entre os pares, além do uso de estratégias docentes para auxiliar os alunos na construção do conhecimento. Concluímos, pela análise da informação, que o processo de aquisição de língua estrangeira em contexto de instrução formal sem imersão na língua-alvo se torna muito mais limitado e difícil; que o fator idade traz benefícios e dificuldades; e que as estratégias pedagógicas devem ser constantemente ajustadas às necessidades do público onde serão empregadas, para que o ensino seja eficiente e a aquisição da língua estrangeira aconteça.