As transformações políticas relativas à formação inicial de docentes para educação básica, vem de certa forma, resistindo a conservação de uma estrutura curricular e institucional que há tempos está à margem dos movimentos socioculturais e históricos da atualidade, que evidenciam profundas transformações sociais, motivando governos e instituições formadoras a evidenciarem o papel do professor diante da realidade contemporânea. Nesta perspectiva, temos como objetivos refletir sobre as políticas de formação inicial de professores, voltados para ações afirmativas que envolvem a questão étnico-racial, como também, discutir as perspectivas e impasses que envolvem a formação inicial diante desta conjuntura social contemporânea que exigem profissionais capacitados para lidar com a diversidade que permeia o ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos e/ou digitais, e documentos legais que regem as políticas públicas de formação de professores e questões étnico-raciais. Portanto, desejamos ampliar as discussões em relação a formação inicial de professores voltado para as questões étnico-raciais, entorno de uma linguagem política, cultural e afirmativa.