Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CUIDADO COM A SALA DE AULA: UM ESTUDO BASEADO EM VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS

Palavra-chaves: ATITUDES AMBIENTAIS, VALORES HUMANOS, APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16358
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1046
    "inscrito_id" => 5396
    "titulo" => "O CUIDADO  COM A SALA DE AULA: UM ESTUDO BASEADO EM VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS"
    "resumo" => "O estudo teve como objetivo verificar em que medida os valores humanos e as atitudes estão associados podendo implicar em comportamentos de cuidado com a sala de aula. Participaram da pesquisa 241 estudantes da primeira série do ensino médio, da rede pública de ensino da cidade de João Pessoa, Paraíba. Os participantes responderam um questionário contendo duas medidas além de questões sociodemográficas, como: Questionários dos Valores Básicos (QVB) e Inventário de Atitudes Ambientais (Environmental AttitudesInventory – EAI). Os dados foram analisados com o PASW (versão 21). A partir dos resultados foi possível verificar que as correlações indicaram relações significativas entre atitudes de preservação e valores suprapessoal (r = 0,44; p < 0,01) e de existência (r = 0,21; p < 0,01), ratificado pela relação com o critério de orientação central (r = 0,39; p < 0,01). Tais resultados corroboram com a literatura e indicam os valores centrais e as atitudes de preservação como elementos que precisam ser trabalhados em sala de aula para que comportamentos de cuidado com o ambiente da escola sejam promovidos e multiplicados. Conclui-se, que a Psicopedagogia é capaz de pensar estudos com a temática do cuidado com a sala de aula e oferecer estratégias para enriquecer comportamentos associados a uma aprendizagem ampla e de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ATITUDES AMBIENTAIS, VALORES HUMANOS, APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID5396_25082015214112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHÁLIA BEATRIZ DE SOUZA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA AMORIM"
    "autor_email" => "naathybeatriz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16358
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1046
    "inscrito_id" => 5396
    "titulo" => "O CUIDADO  COM A SALA DE AULA: UM ESTUDO BASEADO EM VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS"
    "resumo" => "O estudo teve como objetivo verificar em que medida os valores humanos e as atitudes estão associados podendo implicar em comportamentos de cuidado com a sala de aula. Participaram da pesquisa 241 estudantes da primeira série do ensino médio, da rede pública de ensino da cidade de João Pessoa, Paraíba. Os participantes responderam um questionário contendo duas medidas além de questões sociodemográficas, como: Questionários dos Valores Básicos (QVB) e Inventário de Atitudes Ambientais (Environmental AttitudesInventory – EAI). Os dados foram analisados com o PASW (versão 21). A partir dos resultados foi possível verificar que as correlações indicaram relações significativas entre atitudes de preservação e valores suprapessoal (r = 0,44; p < 0,01) e de existência (r = 0,21; p < 0,01), ratificado pela relação com o critério de orientação central (r = 0,39; p < 0,01). Tais resultados corroboram com a literatura e indicam os valores centrais e as atitudes de preservação como elementos que precisam ser trabalhados em sala de aula para que comportamentos de cuidado com o ambiente da escola sejam promovidos e multiplicados. Conclui-se, que a Psicopedagogia é capaz de pensar estudos com a temática do cuidado com a sala de aula e oferecer estratégias para enriquecer comportamentos associados a uma aprendizagem ampla e de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ATITUDES AMBIENTAIS, VALORES HUMANOS, APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID5396_25082015214112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHÁLIA BEATRIZ DE SOUZA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA AMORIM"
    "autor_email" => "naathybeatriz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar em que medida os valores humanos e as atitudes estão associados podendo implicar em comportamentos de cuidado com a sala de aula. Participaram da pesquisa 241 estudantes da primeira série do ensino médio, da rede pública de ensino da cidade de João Pessoa, Paraíba. Os participantes responderam um questionário contendo duas medidas além de questões sociodemográficas, como: Questionários dos Valores Básicos (QVB) e Inventário de Atitudes Ambientais (Environmental AttitudesInventory – EAI). Os dados foram analisados com o PASW (versão 21). A partir dos resultados foi possível verificar que as correlações indicaram relações significativas entre atitudes de preservação e valores suprapessoal (r = 0,44; p < 0,01) e de existência (r = 0,21; p < 0,01), ratificado pela relação com o critério de orientação central (r = 0,39; p < 0,01). Tais resultados corroboram com a literatura e indicam os valores centrais e as atitudes de preservação como elementos que precisam ser trabalhados em sala de aula para que comportamentos de cuidado com o ambiente da escola sejam promovidos e multiplicados. Conclui-se, que a Psicopedagogia é capaz de pensar estudos com a temática do cuidado com a sala de aula e oferecer estratégias para enriquecer comportamentos associados a uma aprendizagem ampla e de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.