O estudo teve como objetivo verificar em que medida os valores humanos e as atitudes estão associados podendo implicar em comportamentos de cuidado com a sala de aula. Participaram da pesquisa 241 estudantes da primeira série do ensino médio, da rede pública de ensino da cidade de João Pessoa, Paraíba. Os participantes responderam um questionário contendo duas medidas além de questões sociodemográficas, como: Questionários dos Valores Básicos (QVB) e Inventário de Atitudes Ambientais (Environmental AttitudesInventory – EAI). Os dados foram analisados com o PASW (versão 21). A partir dos resultados foi possível verificar que as correlações indicaram relações significativas entre atitudes de preservação e valores suprapessoal (r = 0,44; p < 0,01) e de existência (r = 0,21; p < 0,01), ratificado pela relação com o critério de orientação central (r = 0,39; p < 0,01). Tais resultados corroboram com a literatura e indicam os valores centrais e as atitudes de preservação como elementos que precisam ser trabalhados em sala de aula para que comportamentos de cuidado com o ambiente da escola sejam promovidos e multiplicados. Conclui-se, que a Psicopedagogia é capaz de pensar estudos com a temática do cuidado com a sala de aula e oferecer estratégias para enriquecer comportamentos associados a uma aprendizagem ampla e de qualidade.