O trabalho desenvolvido é fruto das leituras e inquietações provocadas pela disciplina de “Avaliação da Educação Científica e Tecnológica” oferecida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica pelo professor Marcelo Sabbatini. Nós iremos analisar, do ponto de vista da cultura científica (C.C.), um projeto chamado “C.S.I. Espaço Ciência: a química forense como ambiente interativo e de contextualização do ensino de química no ensino médio”. Esse projeto - coordenado e elaborado pela Doutora Maria José de Filgueiras Gomes, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – toma como referência a série de TV americana (C.S.I. Investigação Criminal) para propor experimentos de laboratório a serem feitos pelos estudantes. Para nossa análise tomamos como referências teóricas o modelo da “espiral da cultura científica” (E.C.C.). Nosso objetivo geral é avaliar a funcionalidade dos dois primeiros quadrantes dessa espiral da cultura científica tomando como referência o projeto de extensão citado acima. A metodologia se utilizou de uma abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a coordenadora e elaboradora do projeto.