Este artigo pretende destacar a importância das aulas de campos na construção e a
contribuição no ensino aprendizagem da geografia, onde as aulas de campo são
ferramentas e ao mesmo tempo um espaço produtivo, informativa e experimental, que
contribuem para o conhecimento de uma realidade concreta, favorecendo a inter-relação
entre a teoria e a prática. A proposta pedagógica das aulas de campos pode vir a
complementar esta necessidade do discente, de aprender a partir do contexto e de suas
vivências, já que propõe uma visão de muitas particularidades do conhecimento e não mais
de um conhecimento particular. O objetivo deste trabalho é oferecer uma contribuição nesse
sentido, a partir do aspecto de algumas perspectivas de integração mais frequentes nos
atuais discursos sobre o assunto na permanência das aulas de campos e suas utilidades na
complementação da formação dos professores no ensino da geografia. Como
procedimentos metodológicos para elaboração desse artigo destacam-se pesquisa
bibliográfica, leitura de textos, artigos, discussão de conceitos e sua devida
contextualização, realizando um levantamento minucioso de informações sobre o objeto de
estudo. As reflexões e discussões evidenciadas neste artigo possibilitam novas formas de
abordagem para o ensino da geografia.