Este trabalho apresenta um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no ano letivo de 2015 na EEEFM Nelson Batista Alves. A intervenção elaborada e desenvolvida pela gestão e demais profissionais da escola congrega várias ações, inclusive de caráter voluntário que objetivam promover condições de garantia ao direito fundamental do estudante, que é aprender, e que este aprendizado seja refletido nos índices oficiais dos sistemas de avaliação, e no sucesso profissional e acadêmico dos alunos egressos. A reflexão acerca dos resultados do IDEPB 2014 e a discussão centrada nas metodologias para enfrentamento das dificuldades de ensino aprendizagem vivenciadas na realidade da escola são o ponto de partida para o planejamento e elaboração das ações que, em conjunto, caracterizam esta intervenção pedagógica. Seu desenvolvimento consistiu no cumprimento das ações propostas por meio dos subprojetos: (i) Grupos de Estudos: habilidades e competências que se somam; (ii) Novos alicerces: aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática; (iii) Provão Bimestral: a avaliação de cara nova; (iv) Conheça a outra casa do seu filho: queremos a família na escola. A intervenção foi elaborada com base numa pesquisa bibliográfica e, executada cumprindo cronograma previamente estabelecido prezando ações coletivas e participativas compatíveis com a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados obtidos indicaram tanto uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, quanto uma necessidade de reavaliar e readequar as metodologias.