Entendemos que a resolução de problemas não é apenas um foco matemático, mas pode e deve fazer parte de qualquer área do conhecimento, independente de seu conteúdo. A presença de exercícios rotineiros, onde uma primeira questão serve de base para a próxima, acomoda o estudante a não pensar, a sempre esperar que o professor esclareça os procedimentos necessários para solucionar a questão, qualquer novidade torna-se uma dificuldade, é sem dúvida, necessário levar o estudante a associar o que foi visto em sala às diversas situações do dia- a dia. Portanto esse trabalho aborda a seguinte problemática: Qual o desempenho dos estudantes do 8° ano do ensino Fundamental na resolução de problemas x exercícios relacionados à equação do 1° grau em uma escola pública estadual, Feira Nova-PE? Partindo desse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral, analisar o desempenho dos estudantes do 8° ano do Ensino fundamental na resolução de problemas e exercícios envolvendo a equação do 1° grau, de uma escola pública estadual, Feira Nova - PE. E como objetivos específicos: Verificar o desempenho dos estudantes do 8° ano do Ensino fundamental na resolução de problemas e exercícios envolvendo a equação do 1° grau; identificar os procedimentos utilizados pelos estudantes do 8° ano do Ensino fundamental na resolução de problemas e exercícios envolvendo a equação do 1° grau; comparar o desempenho desses estudantes na resolução de problemas com a resolução de exercícios. Para dar conta desse estudo utilizamos as discussões de Polya (1995), Pozo (1998), além de outros pesquisadores como Dante (2009), Zunino (1995), etc. O estudo foi realizado com estudantes do 8° ano do ensino fundamental da rede pública, contendo uma amostra de 40 participantes, Utilizamos como instrumento de coleta de dados um teste composto por duas questões que envolvem resolução de problemas e exercícios referentes a equação do 1° Grau. Os resultados obtidos apontam que os estudantes tem maior facilidade em lidar com exercícios, enquanto sentem dificuldade na resolução de problemas. Interpretar o enunciado do problema e traduzir para uma linguagem matemática está entre os erros mais frequentes. Os procedimentos utilizados pelos estudantes para resolver problemas são incorretos e inválidos. Em muitos casos eles tentam deduzir a resposta sem aplicar um método que fundamenta a resposta.