Este artigo tem como principal objetivo propor uma alternativa mais eficiente para o ensino de verbos numa turma de 6º ano, sendo a proposta aqui apresentada passível de reelaboração a qualquer turma e conteúdo de língua portuguesa, pois tem como base o ensino de gramática a partir da análise linguística. A pesquisa que deu suporte a este trabalho realizou-se a partir da execução de uma sequência didática sobre verbo, sendo que a professora não se prendeu a um único recurso, o Livro Didático, e sim, fez a sequência contextualizada utilizando um conto, uma dinâmica e algumas atividades propostas no Livro Didático, de forma que os alunos, além de estudarem essa classe gramatical, puderam fazer uma reflexão sobre a função textual do verbo como recurso de compreensão do texto estudado (conto). A partir da aplicação da sequência, verificou-se uma recepção mais calorosa do conteúdo por partes dos alunos, onde, além de participarem e gostarem da aula, demonstraram, através das participações orais e das respostas às atividades, a eficiência deste método, seguindo assim as orientações dos PCN, em concordância com os autores que deram suporte teórico ao trabalho, que orientam o docente a um ensino de Gramática a partir da análise linguística, porque, como foi visto, é uma metodologia que tem mais eficácia do que uma aula descontextualizada e tradicional.