Há muito tempo o ensino de gramática restringe-se à prática de exercícios pautados em regras e conceitos. Esta afirmação pode ser comprovada quando se analisa o caráter prescritivo que ainda é muito presente nas aulas de Língua Portuguesa. Desse modo, surgiram algumas reflexões a respeito de como ensinar gramática de uma forma eficiente que supere o repasse de normas da língua. Assim, este artigo busca refletir sobre questões relacionadas ao ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa, visando atribuirão trabalho com textos uma nova alternativa de ensino e aprendizagem. Diante dessa perspectiva, é possível fazer uma análise reflexiva sobre o ensino de gramática nos moldes da atualidade. Apresente pesquisa consolida-se como bibliográfica, por fazer uso de bases teóricas dos autores Bastos (2012), Geraldi (1984.1991), Prestes (1996), dentre outros que se dedicam em refletir sobre o ensino de língua nas escolas. Como resultado, este estudo buscará expor de forma objetiva a importância de continuar havendo reformulações no ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Observou-se que trabalhar a gramática mais contextualizada pode ser uma forma bastante eficaz no processo de ensino/aprendizagem, pois o trabalho com a leitura pode provocar no aluno o prazer em aprender e compreender sua língua materna, assim, o sujeito terá mais facilidade de agir e interagir em variadas situações comunicativas. Nesse sentido, através da análise de várias concepções gramaticais, busca-se refletir sobre uma proposta de ensino que vise formar sujeitos competentes comunicativamente nas diversas situações de interação.