Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADE EXPERIMENTAL ATRAVÉS DO PROAFE: SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: EXPERIMENTOS, DIDÁTICA, PROFESSOR, FORMAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A importância da experimentação durante as aulas, não apenas por despertar o interesse pela ciência nos alunos, mas também por inúmeras outras razões deve ser de conhecimento de todos os professores da área. Porém executar essa prática se torna uma tarefa difícil para maioria dos professores de ciência, de fato isso esta relacionado à formação do professor. Existe uma grande lacuna entre o fazer do professor, os recursos didáticos de que dispõe e a realidade dos alunos, o que coloca o ensino experimental como uma das principais deficiências do sistema educacional brasileiro. Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-PISA, o Brasil encontra-se em um quadro negativo. Diante de tal realidade professores da Universidade Estadual da Paraíba com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, juntamente com Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação-SECTI e de Educação e Cultura-SEDUC, criaram o PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande PB), com a finalidade de apoiar a formação do professor de ciências por meio de atividades experimentais. A escolha do tema se justifica pela importância que as atividades experimentais têm na formação do professor de ciências, sendo ela um recurso didático que facilita o processo de ensino/aprendizado. O objetivo desse trabalho é identificar as contribuições que as atividades experimentais através do PROAFE proporcionam na formação do professor de Ciências Biológicas. O programa PROAFE é desenvolvido no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia por estudantes de Ciências Biológicas da UEPB, para alunos do 6º ano da Rede Municipal de Campina Grande PB, durante os turnos manhã e duração de um (1) ano. As atividades desenvolvidas na primeira etapa do PROAFE foram do dia 28/04/2015 até o dia 18/06/2015, nesse período foram trabalhados os temas: O ar e a vida e A água e vida, usando como suporte experimentos da Experimentoteca. Durante a primeira etapa do programa foram observadas por parte dos monitores, que as principais propostas do programa foram alcançadas, visto que houve uma repercussão positiva por parte de ambos os participantes. Os experimentos realizados eram de fácil manuseio, o que facilitou a execução dos experimentos pelos alunos, os quais atuaram de forma ativa, demonstrando interesse em todos os momentos. Essa forma de aprendizado através das atividades experimentais proporcionou ao professor em formação (monitores) uma nova percepção sobre os métodos de ensino. A experimentação como método de ensino ajuda o professor em formação a se capacitar e se preparar para diferentes situações no meio educacional, se tornando mais dinâmico o que proporciona um maior prazer no ato de ensinar. Além disso, as atividades abriram um leque de novas informações e até sugestões para realizar novas formas de didática durante a sua futura carreira de docência. Diante das questões discutidas observa-se a importância que as atividades experimentais têm na a formação do professor, a qual lhe permite se tornar um agente ativo e dessa maneira poder mudar o quadro educacional brasileiro, ressaltando assim a importância que programas como o PROAFE têm na formação do professor de ciências.

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