Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DICAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA COM JOGOS EDUCATIVOS PARA ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS - MA

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, TABELA PERIÓDICA, ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15756
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1267
    "inscrito_id" => 5918
    "titulo" => "DICAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA COM JOGOS EDUCATIVOS PARA ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS - MA"
    "resumo" => "Este projeto objetiva desenvolver atividades práticas para o ensino da Tabela Periódica com a adoção de jogos educativos para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antenor Gomes Viana Junior. Tendo como finalidade estimular os alunos para os assuntos relacionados a tabela periódica e seus elementos químicos encontrados no cotidiano. A melhor forma de compreender a natureza da ciência é a partir da reflexão sobre a alfabetização científica, compreendendo esta como a habilidade de entender as informações para considerar as contribuições da ciência. Para o período de observação utilizou-se a pesquisa qualitativa utilizando a técnica de observação participante. A aplicação do projeto ocorreu nos meses de maio e junho de 2015. Os assuntos trabalhados no projeto foram temas relacionados a tabela periódica, elementos químicos e átomos. Dentre as atividades desenvolvidas estavam mini aula para introdução do conteúdo, jogo Ludo Químico, exibição de vídeos e mini gincana sobre elementos químicos encontrados no dia-a-dia. O estágio supervisionado é um período em que se relaciona aspectos teóricos com aspectos práticos. E, sobretudo percebe-se a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva na prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade. Todas as atividades propostas como aula expositiva, ludo químico e a mini gincana, tiveram os objetivos alcançados e a avaliações foram positivas. A utilização de ferramentas didática como jogos educativos contribuíram de forma significante para o ensino aprendizagem dos alunos do 9º Ano A da Escola Municipal Antenor Viana Gomes Junior. Foi possível verificar através das avaliações feitas que o conteúdo sobre tabela periódica e elementos químicos foi bem assimilado e compreendido pela turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, TABELA PERIÓDICA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5918_03092015114342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYME RIMAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MR. RIMAR"
    "autor_email" => "jaymeerimar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15756
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1267
    "inscrito_id" => 5918
    "titulo" => "DICAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA COM JOGOS EDUCATIVOS PARA ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS - MA"
    "resumo" => "Este projeto objetiva desenvolver atividades práticas para o ensino da Tabela Periódica com a adoção de jogos educativos para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antenor Gomes Viana Junior. Tendo como finalidade estimular os alunos para os assuntos relacionados a tabela periódica e seus elementos químicos encontrados no cotidiano. A melhor forma de compreender a natureza da ciência é a partir da reflexão sobre a alfabetização científica, compreendendo esta como a habilidade de entender as informações para considerar as contribuições da ciência. Para o período de observação utilizou-se a pesquisa qualitativa utilizando a técnica de observação participante. A aplicação do projeto ocorreu nos meses de maio e junho de 2015. Os assuntos trabalhados no projeto foram temas relacionados a tabela periódica, elementos químicos e átomos. Dentre as atividades desenvolvidas estavam mini aula para introdução do conteúdo, jogo Ludo Químico, exibição de vídeos e mini gincana sobre elementos químicos encontrados no dia-a-dia. O estágio supervisionado é um período em que se relaciona aspectos teóricos com aspectos práticos. E, sobretudo percebe-se a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva na prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade. Todas as atividades propostas como aula expositiva, ludo químico e a mini gincana, tiveram os objetivos alcançados e a avaliações foram positivas. A utilização de ferramentas didática como jogos educativos contribuíram de forma significante para o ensino aprendizagem dos alunos do 9º Ano A da Escola Municipal Antenor Viana Gomes Junior. Foi possível verificar através das avaliações feitas que o conteúdo sobre tabela periódica e elementos químicos foi bem assimilado e compreendido pela turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, TABELA PERIÓDICA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5918_03092015114342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYME RIMAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MR. RIMAR"
    "autor_email" => "jaymeerimar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este projeto objetiva desenvolver atividades práticas para o ensino da Tabela Periódica com a adoção de jogos educativos para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antenor Gomes Viana Junior. Tendo como finalidade estimular os alunos para os assuntos relacionados a tabela periódica e seus elementos químicos encontrados no cotidiano. A melhor forma de compreender a natureza da ciência é a partir da reflexão sobre a alfabetização científica, compreendendo esta como a habilidade de entender as informações para considerar as contribuições da ciência. Para o período de observação utilizou-se a pesquisa qualitativa utilizando a técnica de observação participante. A aplicação do projeto ocorreu nos meses de maio e junho de 2015. Os assuntos trabalhados no projeto foram temas relacionados a tabela periódica, elementos químicos e átomos. Dentre as atividades desenvolvidas estavam mini aula para introdução do conteúdo, jogo Ludo Químico, exibição de vídeos e mini gincana sobre elementos químicos encontrados no dia-a-dia. O estágio supervisionado é um período em que se relaciona aspectos teóricos com aspectos práticos. E, sobretudo percebe-se a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva na prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade. Todas as atividades propostas como aula expositiva, ludo químico e a mini gincana, tiveram os objetivos alcançados e a avaliações foram positivas. A utilização de ferramentas didática como jogos educativos contribuíram de forma significante para o ensino aprendizagem dos alunos do 9º Ano A da Escola Municipal Antenor Viana Gomes Junior. Foi possível verificar através das avaliações feitas que o conteúdo sobre tabela periódica e elementos químicos foi bem assimilado e compreendido pela turma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.