O ensino de Língua Portuguesa configura-se como uma prática que engloba sempre novos desafios, pairando pelo viés de novas práticas metodológicas disseminadas no cotidiano da sala de aula. Partindo dessas elucidações, o presente artigo visa a discutir as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para estudantes de Letras, levando em consideração as aulas de Língua Portuguesa e as impressões dos bolsistas envolvidos no referido Programa. Como metodologia, aplicou-se um questionário com os quatorze bolsistas inscritos no Programa e lotados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa/PB, a então escola-campo onde o Programa é desenvolvido. O questionário consiste de duas perguntas devidamente respondidas por todos, as quais, selecionadas, serviram de corpus para análise e justificativa do tema aqui proposto. Como resultados, constatou-se que o PIBID contribui, decisivamente, para a formação dos graduandos bolsistas, os quais declararam que o Programa oferece uma prática significativa de agregação do conhecimento para uma boa formação e possibilita o desenvolvimento de habilidades, práticas e atitudes pertinentes e necessárias à aquisição de novas competências para o ensino de língua materna.