Este trabalho objetiva refletir sobre o sentido da escola a partir do que diz o adulto que não teve condições de frequentar a sala de aula, na idade exigida pelo sistema da escola regular brasileira, em nossa sociedade. Surgiu de uma proposta de estudo do letramento no componente curricular Conteúdo e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. O estudo proporcionou diversas inquietações, inclusive compreender de que maneira o letramento contribui tanto para o aluno do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental quanto para o I segmento da EJA em seu funcionamento, na visão do aluno pesquisado, em relação às práticas sociais da leitura e da escrita. Adotamos a pesquisa qualitativa, selecionamos apenas parte do texto pesquisado referente a 1 aluna da EJA com a idade de 39 anos do município de Remígio/PB. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de olharmos como a escola se apresenta no cotidiano dos adultos da EJA. Esse estudo fundamenta-se em Arroyo (2007), Cagliare (2005), Guerra (2013), Marcuschi (1999), Soares (2005) Gadotti e Romão (2011) entre outros. Conclui-se na visão do aluno da EJA, que a escola é um espaço importante e de satisfação, que o aluno esquece até de casa. Nela se aprende muito, até a negociar. Como dificuldades têm-se o adulto e/ou idoso conviver com o jovem que faz barulho; estudar Português e fazer as atividades de compreensão do texto. A instituição escolar ainda não contempla as especificidades dos sujeitos da EJA.