A presente pesquisa visa investigar as possíveis aplicações matemáticas dentro das escolas indígenas, nas quais o professor leva em consideração a cultura, as crenças e a realidade das aldeias em que estão localizadas. A pesquisa se deu com professores que lecionam em escolas indígenas localizadas nas aldeias: Tramataia, Val, Três Rios e Akajutibiró, localizadas no município de Marcação-PB e Baia da Traição Litoral Norte da Paraíba. Todas as escolas pesquisadas possuem um ensino diferenciado, voltado para a realidade da comunidade, levando em consideração os saberes tradicionais do povo, sua cultura, seu modo de vida, seus mitos e ritos, entre outros aspectos tradicionais desse povo milenar. Observamos que todos os professores utilizam a Etnomatemática nas suas aulas, até mesmo professores que não conheciam esta área da matemática, fazia uso da mesma. As práticas docentes dos professores de matemática das escolas indígenas estão utilizando uma área da matemática que vem crescendo muito nos últimos tempos, e isso se dá pelo fato destas escolas possuírem um currículo diferenciado aberto para a realidade local, sendo assim possível o uso da Etnomatemática.
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