Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD: UMA CRESCENTE CONSTANTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO A DISTÂNCIA, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16079
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2529
    "inscrito_id" => 976
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD: UMA CRESCENTE CONSTANTE"
    "resumo" => "O presente artigo é baseado em experiências vivenciadas na prática cotidiana no que tange a formação inicial e continuada de professores, neste contexto em especial na modalidade de Educação a Distância. De início traçou-se um breve histórico sobre a função do professor no decorrer da história educacional, mostrando as diferentes formas como este era visto pela sociedade e os diferentes modos de agir deste indivíduo frente a sua realidade. Seguido, portanto do surgimento da formação profissional do docente e as atribuições que lhes foram incumbidas. Neste momento se apresenta a necessidade de formação inicial e continuada para o professor que a cada dia recebe uma nova demanda de situações, cada uma com suas especificidades, cada uma a ser resolvida a seu próprio modo, tendo em vista os avanços tecnológicos e sociais. Neste sentido buscou-se reconhecer quais os principais motivos que tornaram a modalidade EaD uma crescente constante em números de discentes; bem como estabelecer relação entre a realidade atual do ensino presencial e o ensino a distância no que corresponde a busca pela formação profissional para docentes; Vincular discussões a respeito do envolvimento dos discentes quanto a busca pela formação inicial e continuada na Educação a Distância. Apresenta-se, portanto uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e também quantitativo com o intuito de analisar situações corriqueiras presenciadas no cotidiano da formação de professores. Para uma fundamentação teórica consistente, trabalhou-se com Cortella e Libâneo, dentre outros que enriqueceram esta discussão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO A DISTÂNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID976_09092015135811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDENICE DA CUNHA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDENICE"
    "autor_email" => "cacauscc1987@gmail.com"
    "autor_ies" => "FURNE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16079
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2529
    "inscrito_id" => 976
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD: UMA CRESCENTE CONSTANTE"
    "resumo" => "O presente artigo é baseado em experiências vivenciadas na prática cotidiana no que tange a formação inicial e continuada de professores, neste contexto em especial na modalidade de Educação a Distância. De início traçou-se um breve histórico sobre a função do professor no decorrer da história educacional, mostrando as diferentes formas como este era visto pela sociedade e os diferentes modos de agir deste indivíduo frente a sua realidade. Seguido, portanto do surgimento da formação profissional do docente e as atribuições que lhes foram incumbidas. Neste momento se apresenta a necessidade de formação inicial e continuada para o professor que a cada dia recebe uma nova demanda de situações, cada uma com suas especificidades, cada uma a ser resolvida a seu próprio modo, tendo em vista os avanços tecnológicos e sociais. Neste sentido buscou-se reconhecer quais os principais motivos que tornaram a modalidade EaD uma crescente constante em números de discentes; bem como estabelecer relação entre a realidade atual do ensino presencial e o ensino a distância no que corresponde a busca pela formação profissional para docentes; Vincular discussões a respeito do envolvimento dos discentes quanto a busca pela formação inicial e continuada na Educação a Distância. Apresenta-se, portanto uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e também quantitativo com o intuito de analisar situações corriqueiras presenciadas no cotidiano da formação de professores. Para uma fundamentação teórica consistente, trabalhou-se com Cortella e Libâneo, dentre outros que enriqueceram esta discussão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO A DISTÂNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID976_09092015135811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDENICE DA CUNHA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDENICE"
    "autor_email" => "cacauscc1987@gmail.com"
    "autor_ies" => "FURNE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente artigo é baseado em experiências vivenciadas na prática cotidiana no que tange a formação inicial e continuada de professores, neste contexto em especial na modalidade de Educação a Distância. De início traçou-se um breve histórico sobre a função do professor no decorrer da história educacional, mostrando as diferentes formas como este era visto pela sociedade e os diferentes modos de agir deste indivíduo frente a sua realidade. Seguido, portanto do surgimento da formação profissional do docente e as atribuições que lhes foram incumbidas. Neste momento se apresenta a necessidade de formação inicial e continuada para o professor que a cada dia recebe uma nova demanda de situações, cada uma com suas especificidades, cada uma a ser resolvida a seu próprio modo, tendo em vista os avanços tecnológicos e sociais. Neste sentido buscou-se reconhecer quais os principais motivos que tornaram a modalidade EaD uma crescente constante em números de discentes; bem como estabelecer relação entre a realidade atual do ensino presencial e o ensino a distância no que corresponde a busca pela formação profissional para docentes; Vincular discussões a respeito do envolvimento dos discentes quanto a busca pela formação inicial e continuada na Educação a Distância. Apresenta-se, portanto uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e também quantitativo com o intuito de analisar situações corriqueiras presenciadas no cotidiano da formação de professores. Para uma fundamentação teórica consistente, trabalhou-se com Cortella e Libâneo, dentre outros que enriqueceram esta discussão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.