O presente artigo é baseado em experiências vivenciadas na prática cotidiana no que tange a formação inicial e continuada de professores, neste contexto em especial na modalidade de Educação a Distância. De início traçou-se um breve histórico sobre a função do professor no decorrer da história educacional, mostrando as diferentes formas como este era visto pela sociedade e os diferentes modos de agir deste indivíduo frente a sua realidade. Seguido, portanto do surgimento da formação profissional do docente e as atribuições que lhes foram incumbidas. Neste momento se apresenta a necessidade de formação inicial e continuada para o professor que a cada dia recebe uma nova demanda de situações, cada uma com suas especificidades, cada uma a ser resolvida a seu próprio modo, tendo em vista os avanços tecnológicos e sociais. Neste sentido buscou-se reconhecer quais os principais motivos que tornaram a modalidade EaD uma crescente constante em números de discentes; bem como estabelecer relação entre a realidade atual do ensino presencial e o ensino a distância no que corresponde a busca pela formação profissional para docentes; Vincular discussões a respeito do envolvimento dos discentes quanto a busca pela formação inicial e continuada na Educação a Distância. Apresenta-se, portanto uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e também quantitativo com o intuito de analisar situações corriqueiras presenciadas no cotidiano da formação de professores. Para uma fundamentação teórica consistente, trabalhou-se com Cortella e Libâneo, dentre outros que enriqueceram esta discussão.