FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD: UMA CRESCENTE CONSTANTE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16079 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2529 "inscrito_id" => 976 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD: UMA CRESCENTE CONSTANTE" "resumo" => "O presente artigo é baseado em experiências vivenciadas na prática cotidiana no que tange a formação inicial e continuada de professores, neste contexto em especial na modalidade de Educação a Distância. De início traçou-se um breve histórico sobre a função do professor no decorrer da história educacional, mostrando as diferentes formas como este era visto pela sociedade e os diferentes modos de agir deste indivíduo frente a sua realidade. Seguido, portanto do surgimento da formação profissional do docente e as atribuições que lhes foram incumbidas. Neste momento se apresenta a necessidade de formação inicial e continuada para o professor que a cada dia recebe uma nova demanda de situações, cada uma com suas especificidades, cada uma a ser resolvida a seu próprio modo, tendo em vista os avanços tecnológicos e sociais. Neste sentido buscou-se reconhecer quais os principais motivos que tornaram a modalidade EaD uma crescente constante em números de discentes; bem como estabelecer relação entre a realidade atual do ensino presencial e o ensino a distância no que corresponde a busca pela formação profissional para docentes; Vincular discussões a respeito do envolvimento dos discentes quanto a busca pela formação inicial e continuada na Educação a Distância. Apresenta-se, portanto uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e também quantitativo com o intuito de analisar situações corriqueiras presenciadas no cotidiano da formação de professores. Para uma fundamentação teórica consistente, trabalhou-se com Cortella e Libâneo, dentre outros que enriqueceram esta discussão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO A DISTÂNCIA, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID976_09092015135811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDENICE DA CUNHA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLAUDENICE" "autor_email" => "cacauscc1987@gmail.com" "autor_ies" => "FURNE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16079 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2529 "inscrito_id" => 976 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD: UMA CRESCENTE CONSTANTE" "resumo" => "O presente artigo é baseado em experiências vivenciadas na prática cotidiana no que tange a formação inicial e continuada de professores, neste contexto em especial na modalidade de Educação a Distância. De início traçou-se um breve histórico sobre a função do professor no decorrer da história educacional, mostrando as diferentes formas como este era visto pela sociedade e os diferentes modos de agir deste indivíduo frente a sua realidade. Seguido, portanto do surgimento da formação profissional do docente e as atribuições que lhes foram incumbidas. Neste momento se apresenta a necessidade de formação inicial e continuada para o professor que a cada dia recebe uma nova demanda de situações, cada uma com suas especificidades, cada uma a ser resolvida a seu próprio modo, tendo em vista os avanços tecnológicos e sociais. Neste sentido buscou-se reconhecer quais os principais motivos que tornaram a modalidade EaD uma crescente constante em números de discentes; bem como estabelecer relação entre a realidade atual do ensino presencial e o ensino a distância no que corresponde a busca pela formação profissional para docentes; Vincular discussões a respeito do envolvimento dos discentes quanto a busca pela formação inicial e continuada na Educação a Distância. Apresenta-se, portanto uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e também quantitativo com o intuito de analisar situações corriqueiras presenciadas no cotidiano da formação de professores. Para uma fundamentação teórica consistente, trabalhou-se com Cortella e Libâneo, dentre outros que enriqueceram esta discussão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO A DISTÂNCIA, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID976_09092015135811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDENICE DA CUNHA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLAUDENICE" "autor_email" => "cacauscc1987@gmail.com" "autor_ies" => "FURNE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }