O tema gerador pode ser entendido como um ponto de partida para o processo de construção da descoberta a cerca de um problema específico, na qual são extraídos valores e percepções da vida dos educandos. O objetivo deste trabalho consistiu em usar o tema gerador tabagismo nas aulas de Ciências da Natureza do Projovem Urbano, no município de Patos – PB. Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões objetivas, com encontros sistematizados realizados pelos professores orientadores de cada turma, dentro do tema integrador “Minha turma tem boa qualidade de vida?”. Posteriormente, foi produzido um banco de dados no programa Microsoft Excel para análise e tratamento dessas informações. Os resultados revelam que 22% dos estudantes são fumantes e 61,5% declaram-se fumantes passivos. A vontade de parar de fumar foi representada por 41% dos alunos, sendo que 65% já tentaram em algum momento da vida deixar este hábito. Quando associado o fumo à saúde humana, percebe-se que 96% acreditam que o tabagismo provoca malefícios a saúde, sendo que 44% dos estudantes já tiveram problemas ligados à ação tabágica e 60% destes fumam mesmo estando doente. Portanto, o uso de um tema gerador significou muito mais do que exemplificar assuntos do cotidiano para aplicar um conteúdo, ele partiu de um conhecimento prévio do aluno e assim foi desenvolvido o estudo dos conteúdos específicos aliados a sua vivência e ao despertar da consciência crítica dos prejuízos provocados a saúde humana.