A realização de um estudo sobre as representações dos professores sobre vários aspectos relacionados à sua prática educacional centra-se sob alguns aspectos relevantes do contexto social. Dessa forma
partiu-se para discussões de propostas temáticas: Em primeiro lugar buscamos traçar o perfil dos professores: (sexo, idade, situação no trabalho docente, formação, e tempo de docência). Em segundo lugar procedemos à análise das escolas por município. Em seguida, dividimos a pesquisa em seis partes: a primeira parte é referente às Representações dos professores sobre o fracasso escolar dos alunos; A segunda parte diz respeito às Representações dos professores sobre a possibilidade de a escola melhorar o rendimento escolar dos alunos desfavorecidos economicamente; uma terceira parte tratou das Representações dos professores sobre os alunos desejáveis e os indesejáveis; uma quarta parte abordou as Representações dos professores sobre os pais dos alunos; uma quinta parte versou sobre as Representações dos professores sobre o diretor, e por fim falamos das Representações dos professores sobre a gestão pública no que se refere à aplicação de investimentos na Educação.
Sua execução resultou na formação de subsídios necessários para o aprimoramento ou redirecionamento das atividades de ensino desenvolvidas pelo curso de Pedagogia do PARFOR, na medida em que proporcionou um melhor conhecimento da prática educacional.
A idéia de realizarmos esta pesquisa surgiu da necessidade de conhecermos as escolas. em que atuam as alunas-professoras do PARFOR/UPE, no interior de Pernambucano.
A teoria das representações sociais constitui um instrumento teórico importante para a análise, na medida em que estabelece que o sujeito é o agente da realidade social, capaz de intervenções e mudanças conforme suas crenças, costumes e valores