No presente trabalho apresenta-se resultados de uma pesquisa em andamento desenvolvida na linha de pesquisa: EJA, Educação Popular Freireana e Formação de Professores, do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA), vinculado à Universidade do Estado do Amapá (UEAP). tendo como objeto de estudo a presença de categorias do pensamento educacional de Paulo Freire em trabalhos científicos circunscritos ao GT 18.Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica-documental de abordagem predominantemente qualitativa.Os resultados parciais da pesquisa apontam que: no período de 2001 a 2013 foram aprovados no GT18- Educação de Jovens e Adultos 175 produções científicas do tipo trabalho, envolvendo 249 autores, sendo que 81,12% desses autores são do sexo feminino e 18,88% são do sexo masculino. Geograficamente, esses trabalhos são oriundos das cinco regiões brasileiras conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo que a região Sudeste é responsável por 50,34% destas produções, seguida da região Nordeste com 28,28%, posteriormente está a região Sul com 14,48% destas produções, em seguida está o Centro Oeste com 5,51% e a região Norte com 1,38% destas produções científicas. E o pensamento educacional de Paulo Freire está presente em 46% dos trabalhos analisados. Conclui-se parcialmente que programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado de todas as regiões do Brasil buscam fundamentar suas produções científicas, tendo como alicerce categorias oriundas da filosofia educacional de Freire, evidenciando, assim, sua atualidade. O próximo passo da pesquisa consiste em identificar e analisar quais categorias e obras freireanas foram utilizadas nestas produções científicas.