O ensino dos conteúdos de Biologia não deve permanecer centrado na metodologia baseada na transmissão e recepção de informações através de aulas meramente expositivas, é necessário que o professor faça uso de estratégias que possibilitem a atuação do estudante na construção do conhecimento. Com esta perspectiva enxergamos na aula prática uma maneira de instigar os estudantes e contribuir para a aprendizagem em conteúdos de biologia, permitindo que o estudante atue como sujeito ativo realizando os procedimentos e relacionando a teoria com a prática. Desta maneira, objetivamos relatar a realização de uma aula prática de extração do DNA com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande (PB), como uma estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de DNA. A aula prática foi realizada no laboratório de ciências da escola, os estudantes foram distribuídos em quatro grupos. A extração do DNA foi realizada a partir do mamão e do kiwi, e cada grupo realizou os procedimentos de um roteiro que disponibilizamos. Ao final, todos conseguiram realizar a extração da molécula de DNA. Além disso, durante a realização da prática um dos professores que estavam acompanhando a turma fez alguns questionamentos aos estudantes acerca dos procedimentos que eles estavam executando, para que a prática não se resumisse a mera reprodução de um roteiro. Destarte, consideramos que a aula prática é uma estratégia de extrema relevância no ensino e aprendizagem dos conteúdos de biologia.