Resumo: Este artigo é fruto de um trabalho realizado em uma escola pública da cidade de Fagundes-Pb na modalidade de ensino da EJA. Aqui trabalhamos a problemática do ensino da gramática descritiva e variação linguística na sala de aula. Nesta mesma linha de pensamento consideramos que ambas as modalidades são indispensáveis para a construção sócio/cognitivo do jovem/adulto, sendo elas responsáveis para ampliação da aprendizagem e conhecimento de nossos alunos. Para isso é necessário que o professor esteja atento para tal mudança linguística que acontece no meio comunicativo social de cada aluno, sendo ele capaz de apresentar aos educandos a grandiosidade que a lingua(gem) possui e enriquecer suas aulas a partir de recursos didáticos simples e alcançáveis.A partir de uma oficina dinâmica procuramos mostrar aos alunos da EJA, as variedades que existem e que cada grupo social tem a sua própria maneira de se comunicar,destacar usamos a música de Luís Gonzaga “Asa Branca” para motivar a nossa primeira aula e desenvolver habilidades de leitura e escrita.O nosso objetivo principal é de apresentar aos professores que é possível trabalhar com dialetos regionais e aceitá-los de maneira mais leve sabendo adequar sua seqüência didática conforme o perfil de seus alunos e repensar nas suas práticas pedagógicas contextualizando assim,com os educandos ali presentes.