Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SABERES NECESSÁRIOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO VÍDEO AULA COMO RECURSO DIDÁTICO

Palavra-chaves: O USO DE VÍDEO AULAS, RECURSO DIDÁTICO, SABERES DOCENTE, ENSINO DE MATEMÁTICA Pôster (PO) / Poster Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16663
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1292
    "inscrito_id" => 5778
    "titulo" => "OS SABERES NECESSÁRIOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO VÍDEO AULA COMO RECURSO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O seguinte trabalho desenvolveu-se a partir de um estudo teórico e tem como objetivo mostrar os conhecimentos necessários para ensinar matemática utilizando vídeo aula como recurso didático. Nele abordamos como metodologia de estudo uma pesquisa bibliográfica, onde procuramos investigar os conhecimentos necessários ao professor, para a utilização de vídeo aulas no ensino de matemática. De modo que, norteamos nossa pesquisa nos seguintes aspectos: Os saberes docentes, o uso de vídeo aulas como recurso didático e os saberes necessários que os professores precisam desenvolver para a utilização de vídeo aulas. Podemos observar que para a aplicação do recurso audiovisual em sala de aula o educador requer toda uma preparação, diferente de como geralmente esse recurso é utilizado, pois o uso de vídeos no ambiente escolar não é um meio de suprir uma aula que não havia sido preparada, mas sim um recurso didático que possibilite ao professor desenvolver uma aula diferenciada do método tradicional, trazendo uma relação de proximidade entre professor e aluno. Desse modo, sabendo que a destinação do docente é lidar diretamente com o transpor do ensino ao discente, é imprescindível que seja voltado uma atenção primordial aos diferentes métodos de ensino-aprendizagem, visto que os professores são mediadores que guiam os alunos para a construção de seu conhecimento. Com isso, através de nossas pesquisas chegamos ao resultado que o uso de vídeo aulas apresenta potencialidades que favorecem na assimilação, aperfeiçoamento e construção do conhecimento tornando-se, portanto, uma ferramenta importante em todo esse crescimento educativo voltado para o ensino de matemática. Logo, concluímos que se torna viável a utilização desse recurso didático na prática docente, de modo que sua aplicação como metodologia de ensino contribua para o desenvolvimento da aprendizagem matemática dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "O USO DE VÍDEO AULAS, RECURSO DIDÁTICO, SABERES DOCENTE, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID5778_03092015225325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAXSUEL DA SILVA EMILIANO"
    "autor_nome_curto" => "MAXSUEL EMILIANO"
    "autor_email" => "maxsuel_emiliano@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16663
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1292
    "inscrito_id" => 5778
    "titulo" => "OS SABERES NECESSÁRIOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO VÍDEO AULA COMO RECURSO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O seguinte trabalho desenvolveu-se a partir de um estudo teórico e tem como objetivo mostrar os conhecimentos necessários para ensinar matemática utilizando vídeo aula como recurso didático. Nele abordamos como metodologia de estudo uma pesquisa bibliográfica, onde procuramos investigar os conhecimentos necessários ao professor, para a utilização de vídeo aulas no ensino de matemática. De modo que, norteamos nossa pesquisa nos seguintes aspectos: Os saberes docentes, o uso de vídeo aulas como recurso didático e os saberes necessários que os professores precisam desenvolver para a utilização de vídeo aulas. Podemos observar que para a aplicação do recurso audiovisual em sala de aula o educador requer toda uma preparação, diferente de como geralmente esse recurso é utilizado, pois o uso de vídeos no ambiente escolar não é um meio de suprir uma aula que não havia sido preparada, mas sim um recurso didático que possibilite ao professor desenvolver uma aula diferenciada do método tradicional, trazendo uma relação de proximidade entre professor e aluno. Desse modo, sabendo que a destinação do docente é lidar diretamente com o transpor do ensino ao discente, é imprescindível que seja voltado uma atenção primordial aos diferentes métodos de ensino-aprendizagem, visto que os professores são mediadores que guiam os alunos para a construção de seu conhecimento. Com isso, através de nossas pesquisas chegamos ao resultado que o uso de vídeo aulas apresenta potencialidades que favorecem na assimilação, aperfeiçoamento e construção do conhecimento tornando-se, portanto, uma ferramenta importante em todo esse crescimento educativo voltado para o ensino de matemática. Logo, concluímos que se torna viável a utilização desse recurso didático na prática docente, de modo que sua aplicação como metodologia de ensino contribua para o desenvolvimento da aprendizagem matemática dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "O USO DE VÍDEO AULAS, RECURSO DIDÁTICO, SABERES DOCENTE, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID5778_03092015225325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAXSUEL DA SILVA EMILIANO"
    "autor_nome_curto" => "MAXSUEL EMILIANO"
    "autor_email" => "maxsuel_emiliano@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O seguinte trabalho desenvolveu-se a partir de um estudo teórico e tem como objetivo mostrar os conhecimentos necessários para ensinar matemática utilizando vídeo aula como recurso didático. Nele abordamos como metodologia de estudo uma pesquisa bibliográfica, onde procuramos investigar os conhecimentos necessários ao professor, para a utilização de vídeo aulas no ensino de matemática. De modo que, norteamos nossa pesquisa nos seguintes aspectos: Os saberes docentes, o uso de vídeo aulas como recurso didático e os saberes necessários que os professores precisam desenvolver para a utilização de vídeo aulas. Podemos observar que para a aplicação do recurso audiovisual em sala de aula o educador requer toda uma preparação, diferente de como geralmente esse recurso é utilizado, pois o uso de vídeos no ambiente escolar não é um meio de suprir uma aula que não havia sido preparada, mas sim um recurso didático que possibilite ao professor desenvolver uma aula diferenciada do método tradicional, trazendo uma relação de proximidade entre professor e aluno. Desse modo, sabendo que a destinação do docente é lidar diretamente com o transpor do ensino ao discente, é imprescindível que seja voltado uma atenção primordial aos diferentes métodos de ensino-aprendizagem, visto que os professores são mediadores que guiam os alunos para a construção de seu conhecimento. Com isso, através de nossas pesquisas chegamos ao resultado que o uso de vídeo aulas apresenta potencialidades que favorecem na assimilação, aperfeiçoamento e construção do conhecimento tornando-se, portanto, uma ferramenta importante em todo esse crescimento educativo voltado para o ensino de matemática. Logo, concluímos que se torna viável a utilização desse recurso didático na prática docente, de modo que sua aplicação como metodologia de ensino contribua para o desenvolvimento da aprendizagem matemática dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.