O exercício do psicólogo nas escolas deve ter como finalidade a execução de seus saberes teóricos, técnico e práticos, acompanhando de um olhar que compreenda o aluno, a família, a instituição e a sociedade. Competindo assim, a função de desenvolver dentro várias atividades o de orientação vocacional e profissional. Desse modo, objetiva-se investigar junto a uma escola pública quais os tipos de atividades de orientação profissional são desenvolvidas com os alunos. Para tanto, foi aplicado uma entrevista estruturada com a psicóloga da instituição, buscando investigar a atuação e a percepção dela diante da orientação profissional no contexto escolar. Os dados coletados foram tratados de maneira qualitativa, analisando as respostas da entrevista. Durante a pesquisa foi possível perceber fatores que merecem ser discutidos, são eles: mesmo a escola tendo psicólogo o serviço de orientação profissional não é desenvolvida de forma sistemática, a orientação profissional é feita de forma individual e de acordo com que a demanda chega até o psicólogo; outro fator que chamou atenção foi que as modalidades de ensino que mais procuram os serviços são do ensino superior e não do ensino médio, e em suas perspectivas quem mais tem influência no processo de escolha é família. Diante dos dados obtidos através da entrevista com o profissional de psicologia ficou evidenciada a importância da orientação vocacional e profissional, seja em instituições públicas ou privadas, no entanto sabe-se que a realidade não condiz com o que seria ideal, contudo é importante destacar o fundamental papel desse serviço de orientação.