Este artigo foi produzido a partir de uma experiência de ensino e aprendizagem realizada numa escola do campo, localizada na comunidade rural de Várzea Cercada, pertencente ao município de Macau/RN, através da aplicação do Projeto sobre a importância de cuidar da saúde foi possível desenvolver um trabalho que além de contemplar todos os componentes curriculares, pudemos auxiliar nossos alunos a aprenderem em Sequências Didáticas a leitura e a escrita. A elaboração e aplicação do projeto surgiu da necessidade de melhorar os cuidados de higiene e alimentação dos alunos da escola, além de trazer a família e a comunidade local a participar das atividades escolares, para que o conhecimento adquirido na escola pudesse ser posto em prática no cotidiano dos educandos. Assim, nossas ações favoreceram também a melhoria no aprendizado dos nossos educandos, uma vez que, as atividades foram propostas de forma transdisciplinar e sequenciais dessa forma os alunos conseguiram adquirir melhores hábitos de higiene e alimentação saudável, desenvolver seu processo de aprendizagem no tocante da leitura e da escrita. O projeto foi desenvolvido em toda a escola, mas, o artigo aqui apresentado será descrito na experiência vivenciada numa turma multianual de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Com a elaboração desse projeto foi possível compreender que atividades que ultrapassam a rotina escolar são mais significativas e atraem a participação da família. Portanto, ressalta-se ainda a importância da divulgação dessa atividade didática para que, através dela os professores possam encontrar inúmeras outras ferramentas e desenvolver suas atividades docentes de forma criativa, aproximando o aluno do conteúdo almejado, e, motivando-os a aprender.