A partir da década de 70 a Educação Ambiental vem ganhando espaço na sociedade, e as escolas tem trabalhado o tema com mais frequência. Contudo, um tema tão atual e importante requer metodologias inovadoras para sua abordagem. Este trabalho apresenta uma experiência com o teatro na educação ambiental tendo a produção de uma peça como ferramenta para abordagem e reflexão sobre as questões socioambientais, neste caso, o papel do catador de material reciclável diante da problemática da produção de resíduos sólidos. O projeto foi desenvolvido com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola privada, em num período de três meses. O estudo relata desde a idealização da peça, construção do roteiro, figurino, apresentação e avaliação. O conhecimento e as ideias dos estudantes foram exploradas e estimuladas a partir de questionários, conversas e ensaios semanais, foi possível perceber aprendizagens no decorrer do projeto através de conversas, comentários e até mesmo mudanças de atitudes. O teatro foi apresentado em um dia festivo da escola contando com a presença de pais e estudantes e em seguida, houve um último encontro em um momento de lazer com estratégias para avaliar o conhecimento adquirido pelos estudantes e a possível contribuição do trabalho. Todas as ações e resultados foram registrados em diário de campo. O teatro se mostrou uma ferramenta interessante para a educação ambiental proporcionando ao estudante reflexões sobre o tema com participação ativa na aprendizagem e com traços importantes de ludicidade resultando em diversão, descontração e aprendizagem.