Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA NOS FILMES QUE ADAPTAM A OBRA DE JANE AUSTEN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FEMININA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, REPRESENTAÇÕES FÍLMICAS, ADAPTAÇÃO LITERÁRIA, ADAPTAÇÃO LITERÁRIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a história da educação feminina nos filmes que adaptam a obra de Jane Austen a partir da análise da adaptação fílmica das obras “Orgulho e Preconceito”; “Persuasão”; “Razão e Sensibilidades”. Os filmes e os livros fazem uma crítica à condição feminina no período dos séculos XVIII e XIX, reconstruindo o descontentamento vivenciado pelas mulheres em face aos limitados horizontes educacionais e de cidadania a que poderiam aspirar. As obras de Austen é de fato um fiel retrato da sociedade da época, variados são os fatores que deixam explicito a conturbação da autora, como a realidade do feminismo em relação, a educação, as desigualdades de gêneros, influência da cultura patriarcal na vida das mulheres, e o casamento que era tido como a única solução para moças naquela época. Dessa forma para entendermos todos os aspectos colocados por Austen, é necessário as analises dos filmes conjugados com as obras, contudo deve-se ter mente que, a maneira de dizer algo no cinema é diferente daquela usada no livro até porque o cinema conta com recursos, visuais e auditivos que o livro não possui. Porém, há aqueles que criticam, por não encontrarem na tela aquilo que há exatamente no livro. Então, para que se possa afirmar até que ponto as adaptações cinematográficas retratam o espírito da autora é necessário primeiro conhecer suas obras originais para depois estabelecer um paralelo com os filmes. Como suporte teórico, trabalhamos na análise as relações entre literatura, cultura e sociedade, com base em Perrot (1988), Williams (2011), Libânio (2001) e o cinema como testemunho da história (FERRO, 1992).

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