Este trabalho trata-se de um relato de experiências vivenciadas e resultados alcançados pelo projeto “Laboratório de Matemática: uma abordagem construtivista para o ensino” do Programa de Licenciatura – PROLICEN/2014, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, Rio Tinto/PB. Realizamos uma oficina com o uso do Laboratório de Geometria onde foi realizada na Semana de Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura – SECITEAC na Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus I, João pessoa/PB, que apresentou por principal intuito introduzir uma metodologia construtiva ao ensinar e aprender geometria, no qual trabalhamos o jogo das propriedades geométricas, o estudo dos quadriláteros e o origami. O ensino da geometria apresenta dificuldades, então optamos em proporcionar o ensinar geometria de uma forma mais lúdica, criativa, e interativa, que estará ajudando o alunado a pensar, analisar, refletir e sobretudo estará aprendendo a utilizar materiais manipulativos no ensinar e aprender geométrico, obtendo assim o desenvolvimento de competências e agilidades para o ensino da matemática.