As formas de ensinar evoluem com o tempo, seguindo este raciocínio percebe-se que a criação de novas metodologias para melhorar a aprendizagem nas diversas disciplinas presentes no ensino médio das escolas públicas, vem conquistando espaço nas mesas de discussões sobre os rumos da educação no Brasil. A elaboração de gincanas pedagógicas é uma ótima forma de colocar em prática aquilo que os alunos vêm na sala de aula, além do professor avaliar se realmente os alunos aprenderam um determinado conteúdo. Por se tratar de uma atividade divertida e educativa, esta prática contribui para o melhoramento da vida social de quem participa, pois incentiva o coleguismo, e põem em jogo o lado criativo do aluno. Desta forma, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento e Pesquisa (CAPES) permite que tais práticas sejam possíveis, agindo como um elo entre universidade e escola pública. A título de exemplo analisamos a Gincana Pedagógica da Escola Estadual de Educação Básica Professor José Quintella Cavalcanti, situada no município de Arapiraca-AL, que contou com a participação de mais de 700 alunos desta instituição e teve como comissão organizadora as equipes do PIBID-Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o PIBID-Química da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Evidenciando o importante papel deste projeto para a formação de alunos e professores da rede básica de ensino e também para os bolsistas.