Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEFINIÇÃO DE ALGUNS CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DE ATIVIDADE COM PAPEL A4

Palavra-chaves: GEOMETRIA, ESTÍMULO, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15728
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1132
    "inscrito_id" => 4495
    "titulo" => "DEFINIÇÃO DE ALGUNS CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DE ATIVIDADE COM PAPEL A4"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo mostrar a utilização de um instrumento pedagógico como recurso para aprimorar as aulas de matemática no ensino básico e melhorar o processo de ensino e aprendizagem da referida disciplina, especificamente no eixo do conhecimento relativo ao bloco de espaço e forma, proporcionado pela construção de uma caixa. A aplicação de aulas com a construção de uma caixa em papel A4 teve como propósitos: estimular e reforçar a compreensão a cerca de alguns aspectos da geometria, como vértice, ângulos, segmento de reta, dentre outros. Investigou-se também o comportamento, a participação e o desenvolvimento cognitivo dos alunos mediante atividade diferenciada com um material manipulável. A pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano ao 9º ano do fundamental II em duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Taquaritinga do Norte, no interior de Pernambuco. Os resultados mostraram que mediante a realização desta atividade a aula tornou-se mais produtiva, com a participação mais efetiva dos discentes, sendo possível constatar um melhor desenvolvimento cognitivo e uma maior assimilação dos conteúdos que foi notada pela maioria dos alunos que participaram da atividade proposta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, ESTÍMULO, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4495_30082015160902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA DARC GOMES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOANA DARC"
    "autor_email" => "triett88msn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15728
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1132
    "inscrito_id" => 4495
    "titulo" => "DEFINIÇÃO DE ALGUNS CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DE ATIVIDADE COM PAPEL A4"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo mostrar a utilização de um instrumento pedagógico como recurso para aprimorar as aulas de matemática no ensino básico e melhorar o processo de ensino e aprendizagem da referida disciplina, especificamente no eixo do conhecimento relativo ao bloco de espaço e forma, proporcionado pela construção de uma caixa. A aplicação de aulas com a construção de uma caixa em papel A4 teve como propósitos: estimular e reforçar a compreensão a cerca de alguns aspectos da geometria, como vértice, ângulos, segmento de reta, dentre outros. Investigou-se também o comportamento, a participação e o desenvolvimento cognitivo dos alunos mediante atividade diferenciada com um material manipulável. A pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano ao 9º ano do fundamental II em duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Taquaritinga do Norte, no interior de Pernambuco. Os resultados mostraram que mediante a realização desta atividade a aula tornou-se mais produtiva, com a participação mais efetiva dos discentes, sendo possível constatar um melhor desenvolvimento cognitivo e uma maior assimilação dos conteúdos que foi notada pela maioria dos alunos que participaram da atividade proposta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, ESTÍMULO, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4495_30082015160902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA DARC GOMES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOANA DARC"
    "autor_email" => "triett88msn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar a utilização de um instrumento pedagógico como recurso para aprimorar as aulas de matemática no ensino básico e melhorar o processo de ensino e aprendizagem da referida disciplina, especificamente no eixo do conhecimento relativo ao bloco de espaço e forma, proporcionado pela construção de uma caixa. A aplicação de aulas com a construção de uma caixa em papel A4 teve como propósitos: estimular e reforçar a compreensão a cerca de alguns aspectos da geometria, como vértice, ângulos, segmento de reta, dentre outros. Investigou-se também o comportamento, a participação e o desenvolvimento cognitivo dos alunos mediante atividade diferenciada com um material manipulável. A pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano ao 9º ano do fundamental II em duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Taquaritinga do Norte, no interior de Pernambuco. Os resultados mostraram que mediante a realização desta atividade a aula tornou-se mais produtiva, com a participação mais efetiva dos discentes, sendo possível constatar um melhor desenvolvimento cognitivo e uma maior assimilação dos conteúdos que foi notada pela maioria dos alunos que participaram da atividade proposta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.