O presente trabalho visou o levantamento qualitativo sobre a visão dos alunos do ensino da química e dos professores com relação à didática e metodologia a qual os alunos tiveram com experiência no ensino médio e no curso superior. Ao investigar a concepção didática e metodológica, os resultados se apresentaram satisfatórios para o desenvolvimento. O recurso metodológico utilizada para o levantamento de dados, foi à elaboração de um pequeno questionário com três perguntas, a qual se questionava a escolha do curso e a didática de ensino do professor de química no ensino médio, se contribui positivo ou negativamente em sua graduação, em seguida aplicando-o no primeiro e oitavo semestre do Curso de Licenciatura em Química do IFCE - campus Iguatu, totalizando 31 alunos. Os resultados observados sobre qual motivo levaram eles a escolha do curso, 68% dos entrevistados afirmaram a escolha do curso por já se identificar com a disciplina no ensino médio, 16% por não ter tido outra opção pela nota no Enem, 6% por ser próximo a sua residência e 10% porque não poderiam sair de sua cidade para fazer outro curso superior. Na segunda alternativa se pediu para o aluno avaliar a didática e metodologia do professor de química no ensino médio, 87,10% dos entrevistados afirmaram ser positivas os outros 12,9% contestaram que não tiveram uma boa experiência com a disciplina no ensino básico, pois seus professores não tinham uma boa metodologia e didática, vendo que são elementos cruciais para o desenvolvimento do aluno no curso Superior.