Este trabalho está sendo desenvolvido, com o intuito de verificar o conhecimento prévio de 27 estudantes do terceiro ano do ensino médio inovador da escola pública, E.E.E.M.E.P. Dr. Elpídio de Almeida, localizado no Bairro da Prata, município de Campina Grande – PB, desenvolvido pelos bolsistas da Capes PIBID, programa que tem como objetivo promover a inserção dos estudantes de licenciatura no contexto das escolas públicas. Este trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos estudantes, acerca da importância da preservação do meio ambiente, e conscientizar os estudantes para o uso consciente da água, sugerindo um desenvolvimento sustentável, uma vez que o ambiente vem sofrendo alterações pela intervenção do ser humano, que retira da natureza o que precisa para seu desenvolvimento, com a modernização das indústrias e o aumento da população houve a necessidade de utilizar cada vez mais os recursos naturais, causando impactos negativos ao meio ambiente. Através dos avanços da Educação Ambiental, a sociedade apresenta uma maior compreensão sobre a importância do meio ambiente. Diante disto, é importante repensar o ensino de Ciências/Biologia nas escolas quanto à preservação do meio ambiente proporcionando um maior conhecimento acerca da importância do cuidado com os recursos naturais e o uso consciente desses recursos. Pois esta apresenta uma grande importância para a população, pois através da educação e conscientização ambiental, busca-se a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.
Para o levantamento dos conhecimentos dos estudantes, foram aplicados questionários para diagnóstico prévio, com perguntas dissertativas e de múltipla escolha e um questionário socioeconômico. Dando continuidade ao trabalho foi realizada a aula expositiva, abordando com ênfase e debatendo com os estudantes compreensões sobre educação ambiental e sustentabilidade.
No terceiro momento foi realizado um minicurso, com discussão sobre a preservação do ambiente e o uso consciente da água e finalizado com a construção de uma árvore com tampinhas de garrafas.
No quarto momento será realizada uma exposição de cartazes e pôsteres, mobilizando a escola e sensibilizando os estudantes para a importância da preservação do meio ambiente. Por último, será realizado um pós diagnóstico através de um questionário, onde poderá analisar a percepção dos alunos a partir do que foi desenvolvido durante o projeto, comparando com as respostas do pré-diagnóstico, verificando se houve ou não mudanças satisfatórias nas respostas dos estudantes acerca da preservação do meio ambiente. E que a metodologia a ser utilizada propicie efeito considerável, podendo ser desenvolvida em outras turmas do ensino médio, visando à conscientização para a preservação da ambiental, com ênfase maior na conscientização do uso correto da água sem que haja desperdício.
De acordo, com o que já foi desenvolvido, pôde-se observar uma mudança nas habilidades dos estudantes, com relação à preservação do meio ambiente e a conscientização para o uso adequado da água.