O artigo tem por objetivo dar voz e vez ao ponto de vista dos alunos sobre o aprendizado de línguas no IFRJ, cuja abordagem segue os pressupostos teóricos do ESP (English for Specific Purposes, em Português, Inglês para Fins Específicos). Essa abordagem tem como ponto crucial o tripé: análise das necessidades, desejo e expectativas dos alunos e necessidade linguística no contexto em que se insere. Além disso, a pesquisa visa direcionar o aluno para a percepção da diferença entre as aulas no Instituto e as aulas nos cursos livres de idiomas, a fim de esclarecer que as metodologias são distintas com propósitos diferentes, no entanto, não excludentes. Ao saber que tem sua opinião ouvida, o aluno se sente mais engajado no processo e vê com mais significante o quê e como aprende. A pesquisa é de natureza qualitativa e triangula os dados gerados por meio de um questionário semiestruturado (não obrigatoriamente identificado) online via googleforms à luz da teoria que rege as práticas pedagógico-educativas de sala de aula. Os resultados obtidos têm por finalidade corroborar, ou não, a metodologia do ensino da língua inglesa empregada, bem como promover a melhoria das aulas implementando modificações que levem em consideração a perspectiva do discente, tanto nas opiniões, quanto nas críticas e sugestões.