As temáticas de gênero e sexualidade se destacam com o Plano Nacional de Educação (PNE/2014) e Planos de Educação municipais e estaduais (2015) e há resistência de que sejam trabalhados na escola, por parte conservadora da sociedade, a despeito das lutas empreendidas pelos movimentos feministas e LGBT em torno das relações de gênero e da recomendação do MEC . Há dúvidas entre educador@s de como tratar essas temáticas nas escolas. Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo do filme Terra Fria (2005), no intuito de ressaltar o amplo alcance das relações de gênero, inclusive no mundo do trabalho, e que se inscrevam possibilidades didáticas para sua abordagem. A análise foi proposta à luz da teoria da dominação masculina de Bourdieu (2005) e aporte dos estudos de gênero, junto ao grupo de nove estudantes de graduação, bolsistas do Programa de Extensão “Quem Disse que as Mulheres Não Podem? Educação em Direitos, Esportes e Saúde” (PROEXT/MEC/2015). Os dados foram coletados a partir dos encontros de formação no Campus II/ UFPB, através de questionário e entrevista de grupo. Os resultados apontam (pre)conceitos presentes no filme e que a compreensão crítica das relações de gênero é necessária para o respeito aos direitos das mulheres e à construção da cultura da paz, em todos os espaços sociais.