A situação da educação é bastante variável nas diferentes regiões do Brasil, mas alguns desafios parecem ser comuns a todo o território nacional. Neste trabalho, discutimos alguns destes problemas a partir da percepção de professores espalhados pelo país. Foi realizada uma enquete com 37 professores brasileiros cursistas da disciplina “Educação Comparada” do mestrado em Ciência da Educação da Universidade Autônoma de Assunção. Em sala de aula, os professores foram separados em duplas e solicitados que apontassem os principais problemas da prática docente no Brasil. Foram contabilizadas e discutidas as palavras-chaves mais citadas, em que os empecilhos mais apontados para uma educação de qualidade foram: “sistema”, “infraestrutura”, “gestão”, “salários”, “formação profissional” e “família”. Posteriormente, 7 meses depois, foi aplicado um questionário online composto por três perguntas para que os mesmos professores respondessem. A análise do questionário revelou resultados similares à enquete anterior. Tanto para questões relacionadas à educação numa escala ampla, como para a prática diária, os entrevistados citaram problemas de ordem mais conjuntural e de ordem sócio-política do que aspectos estritamente relacionados à dinâmica em sala de aula. Neste contexto, discutimos a ligação entre alguns destes elos da cadeia educacional.