SILVA, Antônio Adeilson Da et al.. O ensino da matemática através da ludicidade. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16385>. Acesso em: 22/11/2024 16:52
Este artigo apresenta a proposta do Estágio Supervisionado II nos anos iniciais numa turma de 2º ano na Escola Municipal Francisco Francelino de Moura no município de Patu/RN. Assim, o objetivo deste artigo está em mostrar as contribuições do lúdico no ensino de matemática através de jogos. Vendo no jogo uma alternativa de incluir a participação dos alunos cada vez mais, tanto na sala de aula, como também na postura de cidadãos conscientes e participativos. Para a sua elaboração tomaremos como referencial teórico os autores: SILVA (2005), MOURA (1992), LIMA (1991), dentre outros. Ficou claro que a utilização do jogo, além de proporcionar prazer de aprender brincando, é fundamental também para o possível “ressurgimento” do aluno enquanto sujeito do processo de construção do conhecimento. Por fim, este estudo possibilitou reafirmarmos conceitos sobre a importância do brincar nas aulas de matemática, ao mesmo tempo em que constituiu como oportunidade de aprendizagem para as crianças, e para a professora da sala de aula em questão.