O Projeto Praler-UFC tem o objetivo de desenvolver habilidades da escrita, da leitura e da expressão oral/corporal com o intuito de ajudar, principalmente, os alunos recém-ingressos na Faculdade de Educação da UFC, que apresentam dificuldades percebidas da demanda acadêmica, de trabalhos e de atividades, solicitadas pelos professores. Os meios que utilizamos para a realização do projeto foram encontros com leituras participativas e formadoras de opiniões, com textos que puderam desenvolver o raciocínio crítico e a capacidade de interpretação, momentos em que os participantes puderam desenvolver habilidades de autoconhecimento e expressão física com dinâmicas em grupo e a elaboração de textos. Um instrumento que nos utilizamos no decorrer do Projeto foi o exercício de um "olhar" crítico da FACED, as leituras levaram os participantes a reflexão da realidade da faculdade. O projeto Praler-UFC demandaria um fluxo de participantes, contudo percebemos um desnível na quantidade de alunos, durante os encontros. Fizemos divulgações nas redes sociais e passamos nas salas de aula apresentando o projeto. Infelizmente, essas alternativas foram insuficientes, poucas pessoas continuaram participando. Após um período de análise dos próprios relatos dos participantes, originadas das reflexões de textos e da observação do nosso ambiente acadêmico percebemos que poucos professores faziam a exigência da escrita e da leitura nos semestres iniciais. Levando em consideração essa reflexão continuamos os encontros enfatizando uma necessidade de uma melhor escrita acadêmica. O que nos impulsionava para continuar com o projeto era a perceptível satisfação dos participantes. Inferimos que mesmo com as dificuldades encontradas durante o percussor do Projeto Praler-UFC as atividades desenvolvidas durante sua existência impactaram positivamente na vida das pessoas que participaram dele.