Resumo: A Educação Ambiental pode ser inserida nas diversas disciplinas escolares e pode ser abordada como tema transversal nos ambientes educacional. O objetivo desse trabalho é relatar uma experiência didática sobre a inserção da Educação Ambiental em uma escola de educação especial, e envolver os alunos na temática sobre os resíduos sólidos e a coleta seletiva. As atividades práticas foram realizadas no mês de novembro de 2014, pelo Programa de Ações para a Sustentabilidade Socioambiental (PASS) da Universidade Federal de Campina Grande, com 18 alunos de uma escola de educação especial localizada na cidade de Patos, Paraíba. Foram realizadas duas atividades: uma teórica sobre os resíduos sólidos e outra prática com a produção de objeto. Foi observado que os alunos foram bem participativos, atenciosos, interessados e dispostos para realizar as atividades propostas. Na abordagem sobre os resíduos sólidos, os alunos demostraram conhecimento sobre o descarte inadequado, identificação dos coletores e os problemas causados por ele. Na produção do fantoche, os alunos tiveram bom desempenho motor e desenvolveram as atividades com êxito. Essa experiência didática contribui para um melhor conhecimento e maneira de pensar dos alunos com necessidades especiais em relação a coleta seletiva e os problemas causados pelo resíduos sólidos, além de estimular o desenvolvimento de habilidades motoras.