O ensino de Ciências Naturais no Brasil é caracterizado por aulas marcadas pela manutenção do “conteudismo”, principal característica do ensino tradicional do tipo transmissão – recepção, onde a posse dos conhecimentos está na figura do professor, que repassa os conteúdos adquiridos na sua formação, priorizando apenas a apresentação de leis e fórmulas sem a interligação com o cotidiano dos alunos; esta metodologia ultrapassada dificulta o processo ensino – aprendizagem e tem sido a principal causa do desinteresse dos alunos pelas aulas de química. Ante o exposto torna-se essencial a busca por metodologia que aproxime os conteúdos de química ministrados em sala de aula com o cotidiano dos alunos, sendo isto possível a partir de atividades experimentais. Diversas pesquisas têm revelado que a experimentação no ensino de Química pode ser uma estratégia eficiente no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que permite a criação de problemas em situações reais provocando interesse e questionamento investigativo dos alunos, possibilitando a estes aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações problemas no seu cotidiano. Nesse sentido, ciente da relevância da inserção de novas metodologias no ensino de Química, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos alunos do ensino médio sobre a experimentação no ensino de Química. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual, que atua com o ensino médio, localizada na cidade de Arara – PB e o público alvo foram 49 alunos do 2º ano do ensino médio. A investigação teve caráter exploratório investigativo e os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas. Parte das respostas dos estudantes foram tabuladas no Excel 2010 e a partir destas elaborados gráficos e as demais foram apresentadas de forma literal. Com base nos dados obtidos através desta pesquisa, constatou-se que a maioria dos alunos afirma que a principal a abordagem didática utilizada pelo professor de Química em suas aulas, são os exercícios, porém todos classificaram as aulas experimentais como importante ou muito importante para sua aprendizagem. Verificou-se ainda que 84% dos entrevistados responderam que a escola não dispõe de um laboratório de Química, mas 100% dos alunos concordaram que a mesma deveria dispor de um laboratório de Química para realização de aulas experimentais, mesmo que estas aulas fossem realizadas esporadicamente. A maioria dos estudantes indagados afirma que o professor de Química raramente realiza aulas experimentais com materiais alternativos e relatam que este tipo de aula aumentaria seu interesse por esta disciplina, pois por meio destas aulas seria mais fácil contextualizar os conteúdos vistos em sala de aula com o seu cotidiano. Além disso, segundo os alunos questionados as aulas experimentais auxiliariam na aprendizagem dos seguintes conteúdos: Ácidos e bases, concentração em quantidade de matéria e dispersão coloidal, Reações de Oxirredução.