Esse estudo teve como preocupação central conhecer as novas práticas adotadas em relação ao currículo e as políticas públicas nas escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco quanto à preparação para o mercado de trabalho, especialmente n região do Complexo Industrial de Suape em Pernambuco. O estudo contou com a participação de 07 autoridades ligadas a educação – responsáveis pelas políticas públicas nessa região e em todo estado – em Pernambuco e nas cidades do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Foram aplicados entrevistas semiestruturadas junto às autoridades (secretários de estado, gerentes regionais) em educação. Em relação à metodologia fizemos uso da análise qualitativa com a utilização da técnica da análise de discurso. A partir dos dados obtidos conseguimos como resultado que a escola não prepara adequadamente os estudantes para o ingresso e permanência no mercado de trabalho, e, que para que essa constatação possa ser modificada é preciso que haja um investimento maior na qualidade da educação para que essa de fato se torne prioridade. Nesse sentido, analisamos que mesmo com todos os avanços que estão ocorrendo no Brasil, com programas e leis de incentivo a educação básica e profissional, a sociedade globalizada exige cada vez mais investimentos para a educação, e que ela deixe de ser dual e torne-se integrada e onilateral, fazendo com que os estudantes consigam acreditar na educação e, a partir dela se tornem sujeitos críticos e com oportunidades de ingresso no mercado com as competências que lhe são exigidas para tal fim.