RESUMO
O presente estudo traz como objeto de pesquisa a ortografia nas Series Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos que nortearam a pesquisa foram: Analisar o ensino da ortografia nos anos Iniciais do Ensino Fundamental; Refletir sobre o desempenho ortográfico dos estudantes; Investigar o domínio teórico dos professores acerca da ortografia e ainda Conhecer as práticas de ensino da ortografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia teve um caráter exploratório. A última etapa da investigação constituiu-se de uma pesquisa participante, a qual caracterizou-se pelo envolvimento do pesquisador e dos pesquisados, ambos identificaram os problemas questionados em torno do estudo. A pesquisa teve como sujeitos pesquisados seis alunos de uma Escola Estadual e uma professora. Com a pesquisa foi possível concluir que os professores dos anos Iniciais do Ensino Fundamental continuam sem ter uma base teórica suficiente para trabalhar com o ensino da ortografia. Foi possível concluir também que as práticas de ensino para com a ortografia continuam fragilizadas na maioria das escolas públicas isso porque foi comprovado que a educadora precisa ter outra visão no que tange a ortografia e passar a ensiná-la de modo reflexivo e sistemático. No que concerne ao desempenho ortográfico dos estudantes percebeu-se que todos os discentes apresentaram grandes dificuldades para com a escrita correta das palavras. Concluímos ainda que o ensino da ortografia só apresentará resultados positivos quando ensinamos de maneira adequada e eficiente. Para trabalhar com o ensino da ortografia é preciso haver uma mediação segura, eficaz e competente.
Palavras chave. Ortografia. Ensino. Aprendizagem.