FERREIRA, Michelle Dantas. Museus e crianças pequenas: uma relação encantadora. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16310>. Acesso em: 23/12/2024 15:45
O estudo debruça-se sobre as instituições museais questionando seus acervos, estruturas, finalidades e os papéis que assumem na sociedade; destaca as crianças, figuras centrais do processo, explicitando as concepções que se tem delas e definindo algumas outras baseadas em questões do tipo: O que crianças pequenas vão fazer no museu? Como recebê-las? Por que levá-las? Lugar de criança pequena é no museu? Há a possibilidade dos museus repensarem seus acervos para receber essas crianças? Quem é o protagonista da visita? Qual é o papel do professor nessa visita? E o do mediador? E traz para a cena a Casa Daros, um museu que tem uma percepção da relação entre museu e crianças pequenas diferenciada, preocupando-se e contribuindo também com a formação do professor da Educação Infantil. A pesquisa reflete sobre a questão da ampliação de repertório cultural e da oferta de vivências variadas para as crianças desse segmento escolar, tendo como pano de fundo as relações estabelecidas entre a escola e o museu, o professor da turma e o educador que recebe o grupo, as crianças e o museu e entre o professor e as crianças após a visita. Defende-se que o contato com diferentes linguagens, desde a Educação Infantil, propicia uma ampliação do repertório das crianças, conferindo-lhe maior autonomia, espírito crítico e habilidades investigativas. A inserção numa cultura letrada e em ambientes que proporcionem múltiplas vivencias, alargam os horizontes de tal forma que transformam e essas transformações farão parte da constituição desses sujeitos.