Os resíduos gerados pelas atividades antrópicas se destacam pelo impacto negativo ao ambiente físico. Esse trabalho objetivou analisar as práticas socioambientais relacionadas ao consumo consciente de produtos adquiridos por estudantes do ensino médio público da cidade de Itapetim, Pernambuco. Foram entrevistados 81 estudantes por meio da aplicação de um questionário constituído por oito afirmações segundo o modelo da escala de Likert, com cinco níveis de respostas. Dentre os estudantes 64,2% (n = 52) foi do gênero feminino e 35,8% (n = 29) do gênero masculino, entre 15 e 20 anos. Verificou-se que 37,0% (n = 30) se preocupou em diminuir o uso de sacolas plásticas, 34,5% (n = 28) preferiu pilhas e baterias recarregáveis, 51,8% (n = 42) usou produtos ecologicamente corretos para a higiene pessoal, 44,4% (n = 36) comprou aparelhos elétrico-eletrônicos energeticamente mais eficientes, 54,3% (n = 44) utilizou produtos específicos para a limpeza da casa e 80,2% (n = 65) priorizou o uso de utensílios domésticos reutilizáveis em detrimento dos descartáveis, entretanto 28,4% (n = 23) foi indiferente quando se referiu à compra de produtos que causam menos danos ao ambiente quando estes são mais dispendiosos e 28,4% (n = 23) não levou em consideração a possibilidade de reaproveitamento dos resíduos gerados pelos produtos que consomem. Assim, apesar de ser um tema recorrente, a Educação Ambiental, particularmente, os hábitos relacionados ao consumo consciente necessitam ser mais inseridos no contexto escolar para que estas ações socioeducativas se tornem uma prática cotidiana que melhore as expectativas das gerações futuras.