O presente estudo tem como objetivo analisar uma proposta de trabalhar a leitura com a aplicação de uma sequência de atividades mediada pelo gênero canção, observado como os alunos desenvolvem e aplicam estratégias de leitura neste gênero. A motivação para esse estudo foi e está sendo (re)construída na prática diária de docente no Ensino Fundamental na Rede Pública do Município de João Pessoa, do Estado da Paraíba. Tem, contudo, suas raízes em uma experiência pedagógica vivenciada em uma turma multisseriada da zona rural, quando ficou evidente a boa receptividade dos alfabetizandos com a proposta metodológica de leitura a partir do gênero canção e outros, da tradição oral; e foram observados avanços significativos, daquelas crianças, quanto ao seu processo de aprendizagem da leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e, ao mesmo tempo, participativa, uma vez que, se utilizou da técnica da observação direta do desempenho da leitura dos alunos, por meio da aplicação das atividades dirigidas a eles; e da análise dos dados qualitativos relacionados ao comportamento leitor das crianças frente às propostas de leitura com canções. Constatamos que as crianças puderam compreender aspectos relacionados à natureza alfabética do nosso sistema de escrita, como também estabelecer de forma consciente a correspondência grafema-fonema, durante o trabalho com as canções.