Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MAPS E GOOGLE EATH PRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA NA E. E. E. F. M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE - PB

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, APLICATIVOS DE CARTOGRAFIA MULTIMÍDIA, RECURSOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15358
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 2824
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MAPS E GOOGLE EATH PRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA NA E. E. E. F. M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE - PB"
    "resumo" => "A Cartografia Escolar é tida por muitos professores de Geografia como uma área que não é fácil de ser trabalhada em sala de aula, pois os alunos possuem certa resistência para compreender os conteúdos, o que é proveniente de vários fatores, dentre eles a falta de base dos conhecimentos da matemática basilares na compreensão da cartografia, ausência de um processo de alfabetização cartográfica nas séries iniciais, além da falta de aplicabilidade dos conhecimentos cartográficos no cotidiano do aluno. Diante desta problemática, este trabalho buscou analisar a relação entre os conhecimentos cartográficos básicos dos alunos, identificados através da aplicação dos elementos cartográficos (título, legenda, escala, orientação e projeções) por meio da construção de Mapas de Localização, utilizando os aplicativos Google Maps e Google Earth Pro. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva qualitativa, foram utilizados como recursos didáticos o Google Maps e Google Earth Pro, em que os alunos por meio de uma atividade avaliativa puderam construir Mapas de Localização utilizando os programas. Pode-se inferir que os resultados alcançados da pesquisa são positivos, pois após as etapas do desenvolvimento da intervenção, mais de 90% dos alunos participaram ativamente da construção dos Mapas de Localização possibilitando relacionar os conhecimentos obtidos e aplicá-los ao utilizarem os aplicativos, ressaltam-se também as respostas afirmativas dadas pelos alunos ao serem indagados se utilizariam outras vezes os aplicativos, o que corrobora com a utilidade prática da cartografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, APLICATIVOS DE CARTOGRAFIA MULTIMÍDIA, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2824_15082015161321.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO FLORENCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO F SILVA"
    "autor_email" => "nandobq66@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15358
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 2824
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MAPS E GOOGLE EATH PRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA NA E. E. E. F. M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE - PB"
    "resumo" => "A Cartografia Escolar é tida por muitos professores de Geografia como uma área que não é fácil de ser trabalhada em sala de aula, pois os alunos possuem certa resistência para compreender os conteúdos, o que é proveniente de vários fatores, dentre eles a falta de base dos conhecimentos da matemática basilares na compreensão da cartografia, ausência de um processo de alfabetização cartográfica nas séries iniciais, além da falta de aplicabilidade dos conhecimentos cartográficos no cotidiano do aluno. Diante desta problemática, este trabalho buscou analisar a relação entre os conhecimentos cartográficos básicos dos alunos, identificados através da aplicação dos elementos cartográficos (título, legenda, escala, orientação e projeções) por meio da construção de Mapas de Localização, utilizando os aplicativos Google Maps e Google Earth Pro. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva qualitativa, foram utilizados como recursos didáticos o Google Maps e Google Earth Pro, em que os alunos por meio de uma atividade avaliativa puderam construir Mapas de Localização utilizando os programas. Pode-se inferir que os resultados alcançados da pesquisa são positivos, pois após as etapas do desenvolvimento da intervenção, mais de 90% dos alunos participaram ativamente da construção dos Mapas de Localização possibilitando relacionar os conhecimentos obtidos e aplicá-los ao utilizarem os aplicativos, ressaltam-se também as respostas afirmativas dadas pelos alunos ao serem indagados se utilizariam outras vezes os aplicativos, o que corrobora com a utilidade prática da cartografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, APLICATIVOS DE CARTOGRAFIA MULTIMÍDIA, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2824_15082015161321.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO FLORENCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO F SILVA"
    "autor_email" => "nandobq66@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A Cartografia Escolar é tida por muitos professores de Geografia como uma área que não é fácil de ser trabalhada em sala de aula, pois os alunos possuem certa resistência para compreender os conteúdos, o que é proveniente de vários fatores, dentre eles a falta de base dos conhecimentos da matemática basilares na compreensão da cartografia, ausência de um processo de alfabetização cartográfica nas séries iniciais, além da falta de aplicabilidade dos conhecimentos cartográficos no cotidiano do aluno. Diante desta problemática, este trabalho buscou analisar a relação entre os conhecimentos cartográficos básicos dos alunos, identificados através da aplicação dos elementos cartográficos (título, legenda, escala, orientação e projeções) por meio da construção de Mapas de Localização, utilizando os aplicativos Google Maps e Google Earth Pro. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva qualitativa, foram utilizados como recursos didáticos o Google Maps e Google Earth Pro, em que os alunos por meio de uma atividade avaliativa puderam construir Mapas de Localização utilizando os programas. Pode-se inferir que os resultados alcançados da pesquisa são positivos, pois após as etapas do desenvolvimento da intervenção, mais de 90% dos alunos participaram ativamente da construção dos Mapas de Localização possibilitando relacionar os conhecimentos obtidos e aplicá-los ao utilizarem os aplicativos, ressaltam-se também as respostas afirmativas dadas pelos alunos ao serem indagados se utilizariam outras vezes os aplicativos, o que corrobora com a utilidade prática da cartografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.