A inquietude no tocante à segregação escolar desencadeou uma série de mudanças nas políticas públicas que possibilitaram o ingresso de alunos portadores de necessidades especiais (PNE) em classes regulares de ensino. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar e analisar quais as concepções docentes acerca da inclusão escolar, além de identificar as maiores dificuldades enfrentada pelos professores no trabalho com alunos PNE’s na classe regular de ensino. A coleta de dados se deu por meio de revisão bibliográfica. A análise dos dados deu-se de maneira descritiva a partir dos dados colhidos na literatura. Por meio destes, identificou-se que as concepções dos docentes no que diz respeito à inclusão escolar evidenciam a relevante contradição entre as proposições teóricas, idealizadas da inclusão escolar e a realidade em sala de aula. Os docentes apresentam concepções concisas e concretas sobre a inclusão escolar, pois que, ao mesmo tempo em que consideram relevante e positiva, também se sentem despreparados, alguns descrentes e outros desafiados. O contraste das Políticas Inclusivas Nacionais com a realidade das escolas é bastante significativo, o que ressalta as fragilidades da fiscalização para o cumprimento das mesmas.