MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16270 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1134 "inscrito_id" => 1119 "titulo" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba (PIBID/UEPB) e alunos do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. O projeto “Matemática Financeira no Ensino Médio: Possibilidades e Desafios” visa trabalhar o estudo da matemática financeira diante das dificuldades de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos abordados como: porcentagem, razão, proporção, juros simples e composto, de forma que os alunos possam descobrir como utilizar os conceitos de matemática financeira em situações do cotidiano, identificando possíveis estratégias para resolver situações-problema e, considerando a crise econômica pela qual o nosso país está passando, foi trabalhado como tema principal, o cálculo feito para chegar ao valor final da conta de energia, explicar como e por que as novas taxas (bandeiras verde, amarela e vermelha) são cobradas na conta e para onde vão os impostos que pagamos na conta de energia, além de ensinar como calcular o valor aproximado da próxima conta, tornando mais significativa e presente a matemática no dia a dia. Os resultados indicaram que os alunos tinham dificuldades em Matemática Financeira, não sabendo relacioná-la com situações do seu cotidiano, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de proporcionar uma nova visão da matemática, possibilitando o uso de estratégias com temas que despertaram o interesse no aluno e novas possibilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, COTIDIANO, CONTA DE ENERGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1119_30082015162542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES" "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16270 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1134 "inscrito_id" => 1119 "titulo" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba (PIBID/UEPB) e alunos do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. O projeto “Matemática Financeira no Ensino Médio: Possibilidades e Desafios” visa trabalhar o estudo da matemática financeira diante das dificuldades de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos abordados como: porcentagem, razão, proporção, juros simples e composto, de forma que os alunos possam descobrir como utilizar os conceitos de matemática financeira em situações do cotidiano, identificando possíveis estratégias para resolver situações-problema e, considerando a crise econômica pela qual o nosso país está passando, foi trabalhado como tema principal, o cálculo feito para chegar ao valor final da conta de energia, explicar como e por que as novas taxas (bandeiras verde, amarela e vermelha) são cobradas na conta e para onde vão os impostos que pagamos na conta de energia, além de ensinar como calcular o valor aproximado da próxima conta, tornando mais significativa e presente a matemática no dia a dia. Os resultados indicaram que os alunos tinham dificuldades em Matemática Financeira, não sabendo relacioná-la com situações do seu cotidiano, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de proporcionar uma nova visão da matemática, possibilitando o uso de estratégias com temas que despertaram o interesse no aluno e novas possibilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, COTIDIANO, CONTA DE ENERGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1119_30082015162542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES" "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }